Negócios

Eurofarma deve iniciar produção em Montes Claros ainda em 2025

Empresa ainda precisa receber outras autorizações da agência reguladora para a operação ser, de fato, iniciada
Eurofarma deve iniciar produção em Montes Claros ainda em 2025
Foto: Reprodução Site Eurofarma

A Eurofarma, uma das maiores farmacêuticas do Brasil, deve começar a produzir na fábrica de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, ainda neste ano. É o que afirma o diretor-executivo da empresa, Walker Lahmann, ao Diário do Comércio.

Neste mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu a Autorização Especial (AE) da unidade, ato de competência exigido para as atividades de armazenamento, distribuição, embalagem, expedição, fabricação e reembalagem, envolvendo substâncias sujeitas a controle especial ou com os medicamentos que as contenham. O deferimento do pedido foi publicado pela autarquia na última segunda-feira (8).

Apesar do passo dado, Lahmann ressalta que a empresa ainda precisa receber outras autorizações da agência reguladora para a operação ser, de fato, iniciada. “É um processo muito regulado, porque são produtos bastante sensíveis, são medicamentos, então tem esse procedimento a ser incluído”, diz. “Mas está tudo dentro da normalidade e até o final do ano devemos estar com tudo pronto para começar a produção efetiva”, salienta.

A Eurofarma investiu mais de R$ 2 bilhões na nova fábrica. Segundo o diretor-executivo, o funcionamento da unidade será feito de forma gradual e progressiva, por isso, não é possível afirmar, neste momento, quantos empregos serão gerados no total. Contudo, ele estima que, inicialmente, devem ser empregados aproximadamente 300 funcionários.

Sobre os produtos a serem fabricados em Montes Claros, Lahmann afirma que o portfólio da empresa é bastante amplo, com várias classes terapêuticas, tipos de medicamentos e formas farmacêuticas, e que a intenção é que, progressivamente, boa parte desses medicamentos seja produzida na planta industrial do Norte de Minas Gerais.

Empresa recebeu licença ambiental em julho

Vale dizer que, no dia 24 de julho, o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), subordinado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), concedeu a Licença de Instalação Corretiva concomitante com a Licença de Operação para a fábrica da Eurofarma em Montes Claros. O complexo industrial promete ser o maior da América Latina em fabricação de medicamentos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas