Minas lidera expansão de seminovos e usados: mercado cresce 8 vezes mais que São Paulo

Embalado pelo desempenho de locadoras, o mercado de veículos seminovos e usados em Minas Gerais registrou um salto expressivo em agosto, com crescimento de 25,4% nas vendas, totalizando 226,8 mil unidades comercializadas. Com o resultado, o Estado ganha protagonismo na região Sudeste, superando em oito vezes o avanço observado em São Paulo, de 3,1%.
Os dados são da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Na região Sudeste, além de Minas e São Paulo, o Espírito Santo registrou alta de 2,9%, enquanto o Rio de Janeiro apresentou retração de 6,8%.
O desempenho positivo em território mineiro foi impulsionado, principalmente, pelos segmentos de automóveis (32%) e comerciais leves (86,1%), que compensaram a queda de 6,5% nas vendas de motocicletas e outros veículos (-26,8%).
Na comparação com agosto do ano passado, a comercialização de veículos seminovos e usados no Estado deu um salto de 66,5%. Nesse recorte, todos os segmentos apresentaram evolução na concretização de negociações, com destaque para comercial leve, cujo avanço foi de 152,2%.
O presidente da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais (Assovemg), Glenio Junior, atribui os bons resultados à renovação das frotas de locadoras de veículos. A estimativa, segundo ele, é que as vendas comerciais para o consumidor final correspondam por apenas 20% dos 152,2% de avanços observados frente ao ano anterior.
“As locadoras sempre possuem uma parcela significativa no setor. Quando renovam as frotas, mesmo que seja em outro estado, a nota fiscal de origem pode sair de Minas Gerais e por isso esse número é expressivo”, explica.
Mesmo sob altos juros, expectativa mira recorde em vendas até o final do ano
A elevada taxa de juros, que deve permanecer em 15% ao ano, segue pressionando o setor. Embora os financiamentos estejam com facilidade para aprovação, especialmente para público de score elevado, os patamares restritivos encarecem o crédito e limitam a capacidade de consumo de grande parte da população.
Já o ‘tarifaço’, imposto pelos Estados Unidos ao Brasil, até o momento, não interferiu diretamente no desempenho do mercado, que deve seguir aquecido.
Até o fim do ano, mesmo sob altos juros, a expectativa é que o setor bata recorde nacional de vendas, ultrapassando 2 milhões de negociações concretizadas em Minas Gerais e 15,7 milhões no País. “Estamos bem otimistas com relação aos números e o último trimestre sempre se destaca positivamente em vendas”, conclui o dirigente.
No Brasil, as vendas de veículos seminovos e usados avançaram 0,5% em agosto frente a julho, com 1,7 milhão de unidades comercializadas. No comparativo com agosto de 2024, o mercado alcançou 20,5% de crescimento, com média diária de 80 mil transferências.
O presidente da Fenauto, Enilson Sales, também projeta um desempenho positivo no País para 2025, marcado por recordes no segmento. “Até agora apresentamos um desempenho positivo interessante que pode nos levar algo em torno de 17 milhões de unidades até dezembro, um resultado extremamente bom para o segmento. Estamos acompanhando a movimentação do mercado com boas expectativas”, avalia.
Ouça a rádio de Minas