Movimentação de passageiros no BH Airport aumenta 12,3% no ano

O aeroporto internacional de Belo Horizonte obteve um crescimento de 12,3% na movimentação de passageiros de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. No total, foram 8,7 milhões de pessoas que embarcaram e desembarcaram no terminal nos primeiros oito meses do ano. Os dados são da BH Airport, concessionária do terminal mineiro.
O aumento fez o aeroporto, localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ultrapassar a marca de um milhão de passageiros por mês, uma média que não foi alcançada entre janeiro e agosto do ano passado, quando este número ficou em cerca de 962,3 mil/mês.
A grande maioria – 95,7% – foi composta por passageiros de voos domésticos. Ao longo de 2025, o aeroporto de Belo Horizonte obteve um crescimento de 12,7% na movimentação de pessoas que viajaram dentro do País em relação aos oito primeiros meses de 2024, com 8,4 milhões de pessoas que embarcaram e desembarcaram na capital mineira.
Já a movimentação de passageiros para voos internacionais cresceu 3% no mesmo período na comparação ano a ano, com mais de 376,9 mil pessoas que utilizaram o BH Airport em voos que tiveram o exterior como origem ou destino.
No mês de julho deste ano, inclusive, o BH Airport alcançou um recorde histórico na movimentação de passageiros internacionais, quando 31,1 mil pessoas desembarcaram no terminal e outras 31,2 mil embarcaram para fora do País, o que totalizou 62,3 mil passageiros.
A marca superou os 62,1 mil passageiros internacionais que passaram pelo terminal em janeiro de 2018 e estabeleceu um novo patamar recorde na movimentação internacional do aeroporto em um mês, desde o início da concessão do BH Airport.
A malha internacional do BH Airport contempla rotas para Europa, América do Norte, América Latina e Caribe. São voos para Lisboa (Portugal), Orlando (Estados Unidos), Cidade do Panamá (Panamá), Willemstad (Curaçao), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina). A administradora do aeroporto tem a expectativa de adicionar novas rotas internacionais até o final deste ano.
Além da malha internacional, o BH Airport possui voos de Minas Gerais a 41 destinos nacionais e 13 regionais. No Estado, é possível voar de Belo Horizonte para Araxá e Patos de Minas (ambos os municípios localizados na região do Alto Paranaíba); Divinópolis (Centro-Oeste), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Ipatinga (Vale do Aço), Manhuaçu (Zona da Mata), Montes Claros (Norte), Paracatu (Noroeste), Salinas (Norte), Teófilo Otoni (Jequitinhonha/Mucuri), Varginha (Sul), além de Uberaba, Uberlândia (ambas as cidades situadas na região do Triângulo).
Com cerca de 70 destinos, entre nacionais e internacionais, o aeroporto de Belo Horizonte é o terceiro do País em número de destinos e o segundo em destinos domésticos.
O maior trânsito de pessoas no terminal da capital mineira se refletiu na movimentação de cargas, que aumentou 11% no acumulado de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Nos oito primeiros meses deste ano, o BH Airport movimentou mais de nove mil toneladas.
Ouça a rádio de Minas