Economia

Farmacêutica ACG projeta novos investimentos em Pouso Alegre

A partir de 2028, marca deseja incorporar novas verticais do negócio na cidade mineira, cujos investimentos devem ultrapassar R$ 100 milhões
Farmacêutica ACG projeta novos investimentos em Pouso Alegre
A fábrica recém-inaugurada da ACG em Pouso Alegre já opera em plena capacidade, com produção de 20 milhões de cápsulas por ano | Foto: Divulgação ACG Cápsulas

Embalada pela alta demanda, a ACG, líder global em soluções para a indústria farmacêutica e nutracêutica, espera crescer no mínimo dois dígitos nos próximos anos. Com operação em Pouso Alegre, no Sul de Minas, a multinacional já vislumbra novos aportes na cidade a partir de 2028, com a inserção de novas verticais do negócio, cujos investimentos devem ultrapassar R$ 100 milhões.

Os aportes, no entanto, ainda dependem de análises e comprovações de viabilidade para a construção e estruturação de uma nova fábrica. A intenção é que o atual complexo receba as áreas de Films&Foils, voltadas para embalagens e Vantage Nutrition, dedicada ao segmento nutracêutico. As informações foram reveladas pelo diretor de Operações da ACG Cápsulas Brasil, Milton Cavallari.

Diferente de outros mercados, como europeu e norte-americano, o segmento é considerado pujante no Brasil, especialmente com impacto dos avanços na quantidade de farmácias de manipulação. “O mercado tem demandado a operação para justificar nosso plano de investimento iniciado no ano passado e hoje investimos na melhoria contínua desses processos aliada à sustentabilidade”, destaca o executivo.

Atualmente, a unidade recém-inaugurada em Pouso Alegre já opera em plena capacidade, assim como as demais plantas na região. Ao todo, são produzidas 20 bilhões de cápsulas anuais, com avanço de 50% para 60% do marketshare nacional no último ano.

Segundo Cavallari, a permanência no Sul de Minas para futuras expansões partem da premissa de entendimento que existem hoje dentro de Minas Gerais novos polos que vêm se consolidando, além de Belo Horizonte. “Seguimos com raízes em Pouso Alegre, que tem posição geográfica estratégica para o desenvolvimento de novos negócios”, pontua.

Além da ampliação de operações, a ACG direcionará recursos para atração de novas tecnologias ao País, incluindo cápsulas produzidas com Pullulan – uma inovação no setor. Ao contrário de outros compostos tradicionais, o Pullulan é de origem 100% vegetal, livre de contaminantes associados à cadeia animal, como o ovo.

Com isso, a marca expande possibilidades atendendo a públicos com restrições alimentares, alergias, intolerâncias, escolhas éticas ou condições de saúde específicas. Além do selo clean label, a cápsula oferece melhor proteção contra oxigênio, o que preserva vitaminas, probióticos e compostos botânicos sensíveis à oxidação. Isso garante mais estabilidade aos ingredientes e reduz a necessidade de antioxidantes.

Apesar dos desafios, ACG estima recorde de faturamento neste ano

Mesmo com o crescimento, a ACG em Pouso Alegre enfrenta desafios nos campos tributário, fiscal, além de altos custos. O gargalo é resultado do atual contexto econômico nacional, marcado pela carga tributária complexa, pela alta dos insumos e pela volatilidade cambial, que impactam diretamente a competitividade da indústria.

Além disso, a empresa também enfrenta desafios logísticos, somados às dificuldades para encontrar e reter mão de obra na região. A dificuldade seria ainda maior em áreas técnicas e de engenharia, o que exige investimentos constantes em capacitação e treinamento interno.

Mesmo com o cenário de desaceleração e altos custos, a tendência é de evolução no negócio, que projeta consolidar a atuação no País, assim como na América Latina. “O ano passado foi marcado pela expansão e estamos agora nos consolidando, com expectativa de recorde de faturamento neste ano”, acrescenta o executivo.

Novo diretor de operações avalia Pouso Alegre como estratégica para crescimento da companhia

Cavallari assumiu no segundo semestre deste ano o cargo de novo diretor de Operações da ACG Cápsulas Brasil. O executivo acumula mais de duas décadas de experiência no setor farmacêutico, de suplementos e cosméticos e será responsável por liderar a unidade fabril de Pouso Alegre.

Antes de encarar o novo desafio na ACG em Pouso Alegre, ele ocupou posições de liderança em empresas de áreas estratégicas como produção, logística, planejamento, saúde, segurança e meio ambiente. Na nova gestão, a atuação do executivo propõe uma maior orientação à inovação, otimização de processos e desenvolvimento de equipes.

“Assumir esse posto de tamanha importância e reconhecimento é um desafio que me motiva profundamente. A fábrica de Pouso Alegre tem papel estratégico para o crescimento da companhia e para o atendimento de nossos clientes em toda a América Latina”, conclui Cavallari.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas