ANTT autoriza elaboração de estudo para duplicação de trecho da BR-381 em Minas
O levantamento para duplicação dos 70 quilômetros da BR-381, que liga Belo Oriente a Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, foi autorizado nesta quinta-feira (4) pela diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) foi realizado pela concessionária Nova 381.
O principal ponto que será analisado no EVTA é a quantidade de veículos que passam pelo local em determinados horários para ver se é justificável a construção de uma nova pista.
Em agosto deste ano, o Ministério dos Transportes, órgão ao qual a ANTT é vinculada, se posicionou contrário a duplicação do trecho, por hora, alegando que a densidade do tráfego, quantidade de veículos e a topografia da região indicam que a implantação de faixas adicionais já solucionaria potencial problema.
“Vamos buscar soluções que atendam a este corredor do estado de Minas Gerais. Uma rodovia que há muito tempo era considerada a rodovia da morte e já começa a apresentar uma rodovia do progresso, da prosperidade, com a redução dos acidentes fatais. É o nosso objetivo, de transformar a vida das pessoas”, afirmou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Rodrigues.
Manifesto pela duplicação
A duplicação atende a um pedido da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Rio Doce, que realizou um manifesto em agosto deste ano, assinado por diversos empresários e representantes da sociedade civil.
O documento também frisava a promessa do ministro dos transportes, Renan Filho, de que o trecho seria duplicado e que o compromisso foi reforçado em agenda realizada por filho em junho deste ano, desde que os estudos indicassem necessidade de realizar a obra.
O presidente da Fiemg Regional Rio Doce, Marcos Lopes Farias, destacou a importância da obra para a industrialização da região.
“Fomos ouvidos, o caminho está aí e esperamos que a promessa do ministro seja cumprida. A industrialização está chegando em Governador Valadares, estamos trabalhando na BR-381 e na BR-116, isso vai melhorar para as indústrias que vão se instalar aqui e para as que aqui já estão”, afirmou Lopes Farias.
Rodovia da Morte
Conhecida como “Rodovia da Morte” devido aos altos números de acidentes e mortes, principalmente no trecho de Belo Horizonte a Governador Valadares, a estrada teve sua gestão assumida pela Nova 381 em fevereiro deste ano, com a presença dos ministros Renan Filho (Transportes) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), e do governador Romeu Zema (Novo).
Inicialmente, foi realizado um Plano de Ação de 100 dias, em que medidas, como asfaltamento, reparos em pontes e viadutos, limpezas de pistas e serviços para melhorar a sinalização, seriam feitos pela concessionária.
Ao longo dos próximos 30 anos, a Nova 381 deverá investir cerca de R$ 10 bilhões num trecho que passa por 13 cidades, principalmente na microrregião do Vale do Aço.
A partir de fevereiro de 2026, doze meses após o início da concessão, a empresa vai iniciar a cobrança de pedágio em cinco praças de Belo Horizonte até Governador Valadares, nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e também em Valadares.
Os valores ainda não foram definidos, mas, segundo o edital, os preços devem variar entre R$ 10,75 e R$ 13,75.
A duplicação da via que liga Belo Horizonte à região é uma demanda que vem se arrastando há mais de uma década.
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