Negócios

Mineira TQI integra soluções low code da Siemens

Colaboração com a plataforma Mendix contribui para que organizações de diferentes setores possam reduzir a codificação manual, acelerando o trabalho de desenvolvedores profissionais
Mineira TQI integra soluções low code da Siemens
O COO da TQI, Cristiano Oliveira, diz que a parceria visa ajudar o cliente na jornada da transformação digital ampliando o rol de soluções | Foto: Divulgação TQI

Para acelerar a transformação digital das empresas brasileiras, a TQI, empresa de tecnologia e inovação, com sede em Uberlândia (Triângulo Mineiro), firmou uma parceria com a Mendix, plataforma low-code da Siemens. A colaboração permitirá que organizações de diferentes setores desenvolvam aplicações deste tipo de forma mais rápida, eficiente e integrada, reduzindo a complexidade no desenvolvimento de sistemas avançados.

Low-code é uma abordagem de desenvolvimento de software que utiliza interfaces gráficas intuitivas com recursos “arrastar e soltar” (drag-and-drop), exigindo o mínimo de codificação manual. Assim, a plataforma permite a criação rápida de aplicativos, automação de processos e sites, tornando o desenvolvimento acessível a não programadores e acelerando o trabalho de desenvolvedores profissionais.

De acordo com o Chief Operating Officer (COO) da TQI, Cristiano Oliveira, a parceria visa ajudar o cliente na jornada da transformação digital ampliando o rol de soluções. Além de ampliar o portfólio, com o acordo, a TQI fortalece sua atuação em engenharia de software e soluções digitais.

“O objetivo é que o cliente transite de ambientes legados para soluções atualizadas e seguras. Na transição digital tudo é pra ontem. A Mendix é uma oportunidade do low code que proporciona entregas mais rápidas com menos dependência do ‘fator’ programador”, explica Oliveira.

Com a parceria, clientes da TQI terão acesso às soluções da Mendix diretamente, sem a necessidade de um novo contrato. A partir de licenças especiais, a TQI compõe com o portfólio Mendix a solução ideal, customizada e integrada para a necessidade de cada cliente. Da mesma forma, a Mendix acessa as soluções da empresa mineira para os seus clientes sem a necessidade de dois contratos.

Sem divulgar os números, o gestor comemora os resultados do ano passado e projeta 2026 focado na facilitação da jornada do cliente a partir de uma oferta de legacy to cloud, que permite a migração de sistemas legados para a nuvem, superando limitações de escalabilidade, alto custo de manutenção e riscos de segurança.

“O nosso trabalho, muitas vezes, não é só tecnológico, ele precisa olhar para o negócio. Temos buscado entender de fato o negócio para fazer uma abordagem muito consultiva e que seja capaz de produzir uma solução de ponta a ponta”, afirma.

Para continuar crescendo em um cenário de escassez de mão de obra, a TQI tem lançado mão de novas estratégias, além do costumeiro investimento em formação continuada dos colaboradores por meio de trilhas de conhecimento.

“Temos também apostado em profissionais 50+. Eles têm conhecimento técnico e já passaram por outras tecnologias disruptivas, então tem grande capacidade de adaptação e negociação. Além disso, toda empresa precisa ter criatividade e observar as necessidades e desejos dos profissionais para atrair e reter talentos”, completa o COO da TQI.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas