Jequitinhonha Alimentos investe R$ 1,5 milhão em novo centro de distribuição em Minas
A Jequitinhonha Alimentos concluiu as obras do seu novo centro de armazenamento e distribuição, em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. O empreendimento teve um custo de R$ 1,5 milhão, sem levar em conta o valor do terreno onde foi feita a construção, que já era da empresa.
A estimativa é que o local, que tem 1.400 metros quadrados de área construída, possa armazenar até 1,5 milhão de quilos de produtos, que serão distribuídos para boa parte do Estado.
A construção fez parte de um projeto de expansão, comentou o CEO e fundador do grupo, Luiz Carlos Moreira, iniciado em 2019, que contou com a montagem de uma fábrica moderna, em meados de 2021, para industrializar a grande produção cafeeira da região, que gira em torno de 400 mil sacas anuais.
“A partir de 2019 a gente entrou para o segmento da distribuição e essa ampliação foi justamente para acomodação desses produtos que são de empresas que nós representamos em Minas Gerais”, afirmou.
O projeto da empresa é, com aumento na capacidade de distribuição de produtos, receber novos parceiros e diversificar o portfólio. Moreira também frisou a intenção de ampliar a atuação, que hoje está em 337 cidades do Norte, Leste e Centro-Oeste de Minas Gerais, e chegar a novas áreas.
“Atualmente representamos mais de dez empresas na região, o projeto é chegar entre 20 e 25 indústrias em, no máximo, dois anos”, afirmou o CEO.
Uma das mais recentes a serem atendidas pelo grupo é a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), iniciada no segundo semestre de 2025. A expectativa é que, com essa ampliação da atuação, o mercado da RMBH responda, em cerca de três anos, a 35% das vendas da empresa.
Atuação do Grupo Jequitinhonha
Fundada em 1998 na cidade de Capelinha, o Café Jequitinhonha conta com três linhas de café: o tradicional, extraforte e o especial, além da distribuição de água de coco, sucos, vinhos e até ração para pets vindas de outras regiões do País.
A empresa também produz e desenvolve a marca própria de 20 supermercadistas do Estado. Segundo Luiz Carlos Moreira, o cliente alinha a construção da marca, fecha o contrato e a Jequitinhonha Alimentos faz a marca dele.
Recentemente foi lançado a Poema Café, marca de cafés gourmet e especiais, aproveitando a grande produção dos cafeicultores do local, conhecido por Chapada de Minas. A intenção é também melhorar a atuação por e-commerce, facilitando o acesso a estes produtos.
Ouça a rádio de Minas