Intervenções na RMBH demandam R$ 65 bilhões

A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) ocupa a segunda maior posição no País em relação a valores de investimento. As intervenções relacionadas à infraestrutura de transporte na RMBH demandam no mínimo R$ 65 bilhões, sendo que a região fica atrás apenas de São Paulo, onde o valor é de R$ 72,4 bilhões. As informações constam da 6ª Edição do Plano CNT de Transporte e Logística.
Na RMBH, a obra mais cara é a do metrô, avaliada em R$ 53,4 bilhões. Essa é, inclusive, a intervenção com o custo mais alto de todo o Estado. O estudo sugere, por exemplo, a construção do trecho Savassi – Belvedere, na Capital, e a expansão da Linha 1 do metrô de Contagem a Betim e também de Belo Horizonte a Vespasiano. Também é apontada a necessidade da construção do metrô ligando BH a Ibirité, Santa Luzia e Ribeirão das Neves.
Com relação às intervenções rodoviárias, são necessários investimentos em adequação e até construção de vias, entre elas a ampliação do Complexo da Lagoinha, em Belo Horizonte.
A ampliação de corredores expressos destinados aos ônibus de transporte coletivo também está entre as obras que devem ser executadas na Capital. O levantamento aponta que é necessária a implantação do BRT na avenida Amazonas e no Anel Rodoviário, entre outros trechos. (AAH)
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