Cervejas artesanais mineiras passam a ter selo de qualidade

As cervejas artesanais de Minas Gerais ganharão uma marca coletiva a partir deste mês. O pré-lançamento da “Cervejas de Minas – Livres por Tradição” está marcado para os dias 5 a 9 de setembro, no Mondial de La Bière – Salão Internacional de Cervejas Especiais, que acontece no Rio de Janeiro. A ideia é que a marca funcione como um selo de qualidade dos rótulos das cervejas mineiras, que são marcadas por três principais atributos: criatividade, qualidade e inovação.
O desenvolvimento da marca acontece há cerca de um ano e é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas (SindBebidas), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas).
De acordo com o superintendente do Sindbebidas, Cristiano Lamego, a marca é resultado de um trabalho de posicionamento estratégico do setor no Estado. Ele explica que um estudo realizado com os 90 empreendedores do segmento em Minas Gerais revelou os principais atributos dos cervejeiros mineiros: criatividade, qualidade e inovação. “A cerveja artesanal mineira tem uma grande diversidade de receitas e rótulos e inova com o uso de ingredientes locais na receita. Essas características ajudaram a formar o conceito da marca coletiva”, explica.
O superintendente explica que a marca não será usada como rótulo de uma cerveja, mas funcionará como um selo de qualidade para as cervejarias. A marca também poderá ser usada em eventos cervejeiros para identificar um grupo de cervejarias do Estado. “A marca ajuda a dar uma identidade às cervejarias. Quando o consumidor comprar um rótulo que tenha a marca coletiva de Minas ele terá a garantia de que aquele é um produto artesanal de qualidade superior. A marca trará reconhecimento para os cervejeiros”, afirma.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Apresentação – De acordo com Lamego, qualquer cervejaria artesanal que seja filiada ao Sindbebidas pode solicitar a integração à marca coletiva. A marca passará por uma avaliação e, após aprovação, poderá utilizar a marca gratuitamente. A marca “Cervejas de Minas – Livres por Tradição” vai aparecer ao público pela primeira vez no Mondial de La Bière – Salão Internacional de Cervejas Especiais, que acontece entre os dias 5 a 9 de setembro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, sete cervejarias mineiras serão representadas pela marca.
O lançamento oficial da marca acontece em outubro e a expectativa de Lamego é que, até abril de 2019, 45 cervejarias estejam utilizando a marca. O número corresponde a 50% dos empreendimentos registrados no setor no Estado. De acordo com o superintendente do Sindbebidas, Minas Gerais é o terceiro estado com o maior número de cervejarias artesanais do País, atrás apenas do Rio Grande do Sul e de São Paulo. A produção mensal estimada no Estado é de 2,1 mil litros.
Ouça a rádio de Minas