Amazon atinge US$ 1 tri em valor de mercado

A Amazon, ontem, juntou-se à Apple ao se tornar a segunda empresa listada nos Estados Unidos (EUA) a atingir US$ 1 trilhão em valor de mercado, após o preço das ações mais que dobrar no ano, conforme a empresa cresce rapidamente no varejo e na computação em nuvem.
Se os ganhos de participação da varejista online mantiverem o ritmo, seria uma questão de tempo para o valor de mercado da Amazon superar o da fabricante de iPhones, que chegou a US$ 1 trilhão em 2 de agosto.
A Apple levou quase 38 anos como uma empresa de capital aberto para atingir a marca de US$ 1 trilhão, enquanto a Amazon alcançou esse patamar em 21 anos.
Embora o iPhone e outros dispositivos da Apple continuem populares e suas receitas estejam crescendo, a fabricante não está acompanhando o crescimento explosivo das vendas da Amazon.
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A Amazon impressionou os investidores ao se diversificar para praticamente todos os segmentos da indústria de varejo, alterando a forma como consumidores compram produtos e colocando grande pressão em muitas lojas físicas.
“Isso diz muito sobre a Amazon e seu domínio cada vez maior de segmentos do mundo varejista, bem como dos negócios de serviços em internet”, disse o presidente do Chase Investment Counsel, Peter Tuz. “Ela tem uma pequena participação no mercado mundial de vendas no varejo, então ainda resta muito para capturar lá”.
A Amazon também fornece serviços de transmissão de vídeo e comprou a rede de supermercados Whole Foods. Além disso, os negócios de computação em nuvem para empresas se tornaram o principal gerador de lucro para a companhia.
“A Amazon é um pouco mais dinâmica que a Apple, porque o iPhone se tornou mais maduro. O negócio em nuvem da Amazon é um fator de crescimento extra que a Apple não possui”, disse o gerente de portfólio da Synovus Trust, Daniel Morgan.
No segundo trimestre, a unidade respondeu por 55% da receita operacional da Amazon e por 20% da receita total, de acordo com Morgan.
As ações da Apple começaram a ser negociadas em dezembro de 1980, mas não decolaram por mais de 25 anos, até a criação do iPhone.
Valorização – A Amazon cruzou a marca de US$ 2 mil por ação, pela primeira vez, em 30 de agosto, depois de dobrar seu preço em apenas 10 meses. As ações da empresa chegaram a US$ 1 mil, pela primeira vez, em 30 de maio de 2017.
As ações da Amazon subiram 74,5% no ano até o momento. Em comparação, a Apple subiu cerca de 35% em 2018.
Analistas esperam que a receita da Apple aumente 14,9% em seu ano fiscal que termina em setembro, segundo dados da Thomson Reuters, um aumento robusto, mas ainda muito aquém do crescimento esperado de 32% para a receita da Amazon em 2018. (Reuters)
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