Economia

Eventos diversificam a receita do Mineirão

Eventos diversificam a receita do Mineirão
Crédito: Pedro Vilela / Agencia i7

Um clássico do futebol, um festival de música, um evento corporativo e até mesmo casamentos e festas de aniversário. Nos sete espaços que compõem a arena do Mineirão há lugar para todo tipo de evento: para 15 pessoas ou 60 mil. E é com esse conceito de diversidade que o equipamento, que completou 53 anos ontem, vem se consolidando como a maior plataforma de entretenimento de Minas Gerais. De acordo com o diretor do Mineirão, Samuel Lloyd, os eventos não esportivos já correspondem a 40% da receita da arena e a tendência é que essa representatividade cresça nos próximos anos.

O futebol é a prioridade do Mineirão, como reforça o diretor. Mas a dependência financeira que a arena tem do esporte é cada vez menor. Até agosto deste ano já foram realizados 156 eventos, o que representa 65% de crescimento em relação a todo o ano de 2017, quando o estádio recebeu 94 eventos. A expectativa é que, até o fim deste ano, sejam realizados 200 eventos no Mineirão. “Nos últimos dois anos o estádio teve um crescimento de 20% na arrecadação por ano. E isso vai aumentar: nosso sonho é chegar, em 2019 ou 2020, a uma marca de 365 eventos por ano, ou seja: um evento por dia”, afirma.

O diretor ressalta que a consolidação do Mineirão como uma plataforma de entretenimento se deve a um trabalho interno para mudar a cultura e projetar a arena para além do futebol. “Tivemos que sair daquele modelo de estádio reformado para a Copa e que tinha todas as atenções para futebol e perceber que podíamos responder a uma demanda de espaço para grandes eventos em Belo Horizonte. Em 2016, remodelamos a tabela de preços da arena para sermos mais acessíveis e esse foi o pulo do gato, pois passamos a atrair todo tipo de evento”, relata.

De acordo com Lloyd, o público corporativo foi um dos que mais comprou a ideia de utilização do Mineirão como espaço de eventos. Nos últimos anos, empresas têm alugado espaços na arena para lançamento de produtos, treinamento de funcionários e eventos para clientes. “A Fiat lançou o Novo Uno aqui, a Localiza fez um treinamento de sua força de venda e a Embraer fez um treinamento para os seus pilotos. A procura tem sido principalmente de grandes empresas, mas temos espaço para todo tipo de evento: para 15 pessoas ou 60 mil”, detalha.

Espaços – Além da área do gramado, que cabem até 63 mil pessoas e da esplanada, que cabem 40 mil, o Mineirão ainda tem outros cinco espaços para eventos menores: o Camarote Brahma, a Tribuna, a Zona Mista, o Lound Panorâmico e a Sala Multiúso, que é a sala de coletiva de imprensa. Para eventos de bilheteria o custo médio de aluguel é de R$ 10 por pessoa. Já para eventos corporativos o valor depende do espaço alugado, mas varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil. Segundo o diretor, o estádio é procurado para todo tipo de evento, inclusive particulares como casamentos e festas de aniversário.

Todos esses eventos juntos correspondem, hoje, a 40% da receita do Mineirão, segundo Lloyd. De acordo com ele, o futebol ainda é a principal fonte de receita do estádio por causa da verba de patrocínio, que é destinada aos dias de jogos. Se esse valor fosse desconsiderado, a arrecadação com eventos se igualaria à das atividades de futebol, segundo o diretor. Lloyd explica que, desde que o consórcio Minas Arena assumiu a administração do estádio, o Mineirão não teve lucro para os acionistas da concessionária. Apesar da receita em crescimento, o lucro ainda é para pagar o financiamento da obra, que vai até 2023.

“De maneira clara: o Mineirão ainda não sobrevive com o que arrecada por causa do passivo da obra. Mas estamos aumentando nossa arrecadação ano a ano e a meta é atingir o ponto de equilíbrio de receita e despesa em 2019 ou 2020”, detalha.

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