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Corridas de rua ganham adeptos e resultam em negócios milionários

A simplicidade e o baixo investimento inicial são alguns dos fatores que têm levado a corrida de rua a se tornar uma das atividades esportivas mais praticadas no Brasil. Levantamento realizado e divulgado pela Federação Paulista de Atletismo (FPA), em 2016, mostra que no período de uma década, entre os anos de 2005 e 2015, houve um aumento de mais de 147% no montante de provas realizadas e um crescimento de mais de 245% no total de participantes de corridas oficiais realizadas pela federação. No ano passado a entidade realizou 469 eventos dessa natureza com cerca de 820 mil inscritos.

No calendário disponível no site da Federação Mineira de Atletismo estão marcados para este ano 140 corridas de rua que vão de pequenos eventos patrocinados em cidades do interior até provas internacionais, como a Volta da Pampulha, marcada para acontecer no dia 7 de dezembro, na Capital.

No mês de setembro dois eventos realizados pela Leg Assessoria Esportiva, empresa sediada na região Centro-Sul, devem movimentar cerca de R$ 1 milhão entre licenciamento, royalties, importação de equipamentos, mídia e equipe de produção.
A Corrida Insana, realizada em 1º de setembro, na Esplanada do Mineirão, na região da Pampulha, tem uma proposta de corrida de rua com divertidos obstáculos infláveis. As edições brasileiras começaram no ano passado e reuniram mais de 100 mil pessoas nas 25 etapas realizadas pela Leg Assessoria Esportiva, ultrapassando R$ 6 milhões em volume de vendas.
E no dia 15 acontece, no mesmo lugar, a Night Nation Run. Criado nos Estados Unidos, o evento já passou por três continentes e, 70 edições depois, faz sua estreia no Brasil. Serão quatro etapas brasileiras este ano, ultrapassando 40 mil corredores e não-profissionais do esporte.

De acordo com o proprietário da Leg Assessoria e diretor técnico das provas, Fábio Avelar, a empresa, criada em 2007, tem foco na produção e gestão de eventos esportivos, marketing esportivo e treinamento. Até agora realizaram mais de 400 eventos esportivos espalhados por todo o Brasil. “Atuamos na comercialização para o público e para patrocinadores. Temos ainda eventos corporativos e corridas para grupos empresariais. A corrida é um dos esportes que mais crescem por que é democrática, todo mundo pode praticar. Hoje os eventos ganharam um cunho comercial em que as empresas se associam para atrelar as marcas a um estilo de vida. Existem corridas patrocinadas por bancos, clube de futebol, laboratórios clínicos, por exemplo, e até cervejarias”, explica Avelar.

Feiras – Todo esse movimento gera uma cadeia produtiva extensa que vai desde as fábricas de calçados até uma diversificada lista de acessórios como medidores cardíacos, suplementos alimentares, assessorias esportivas, até viagens internacionais para a disputa de provas. A realização do 15º Encontro Nacional de Atividades Físicas – ENAF BH, maior convenção internacional de Sport & Fitness e Saúde da América Latina, realizada em agosto, no Expominas (região Oeste) é uma prova dessa efervescência. As feiras Enaf BH Nutrition Trade Show e na Expo Enaf BH, que aconteceram paralelamente, reuniram 50 expositores e mais de 2 mil visitantes, com estimativa de cerca de R$ 5 milhões em novos negócios.

“O mercado mineiro está em franca expansão. Atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e bem próximo a Brasília. E como todo mercado que cresce é preciso que as pessoas estejam atentas à qualidade da produção. É uma logística bastante complexa, que existe muito preparo para oferecer provas seguras para os participantes e perenes para os patrocinadores”, destaca o empresário.

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