Educação norteará discussões da Primavera dos Museus na Capital

Mais que espaços de visitação e observação, os museus têm um grande potencial interativo, educativo e social. Para celebrar e ampliar cada vez mais essas características, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) definiu a educação como temática central da 12ª Primavera dos Museus – “Celebrar a Educação em Museus”. Em Belo Horizonte, 12 instituições culturais se uniram para criar a Jornada Mineira de Educação em Museus, que vai oferecer encontros, debates, formação e trocas de experiências, nos dias 19, 20 e 21.
Com programação gratuita, a Jornada tem como público-alvo professores, estudantes, profissionais que atuam em museus e espaços culturais, além de público interessado em educação e cultura.
Para iniciar a programação, no dia 19 (quarta-feira), às 19h, o Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, receberá uma mesa de debate, conteúdo lançado em junho pelo Ibram. Na oportunidade, o público poderá assistir ainda a performance dos bailarinos Celson Rafael e Renato Augusto, do Sesi.
No dia 20 (quinta-feira), o Espaço do Conhecimento da UFMG recebe público interessado em trocar experiências sobre práticas educativas em museus, com apresentações dinâmicas de dez cases de museus de Belo Horizonte, entre 14h e 18h. As apresentações duram 15 minutos e resgatam ações realizadas pelos Museus de Artes e Ofícios, Museu Brasileiro do Futebol, Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Museu Casa Kubitschek, Casa Fiat de Cultura, Memorial Minas Gerais Vale, Espaço do Conhecimento UFMG e Instituto Inhotim. A mediação das apresentações será conduzida pela gerente de Educação do Inhotim, Yara Castanheira.
No mesmo dia, a partir das 19h30, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe a mesa-redonda “Celebrando a educação em museus”, com a participação da professora-adjunta do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) Yára Mattos e do professor-adjunto da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Jezulino Lúcio Mendes Braga.
Encerrando a programação, no dia 21 (sexta-feira), entre 9h e 12h, o prédio anexo da Biblioteca Pública Estadual e o Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau recebem rodas de conversa sobre “Relação museus e escola”, com a proposta de estimular a reflexão sobre as ações educativas, promovendo diálogos para a construção de novos e possíveis caminhos dentro do tema. Para participar da atividade é necessário se inscrever usando o formulário https://goo.gl/forms/em7HmQR0hJJMHHEm2. As vagas são limitadas.
Política Nacional – À tarde, a conversa segue no MM Gerdau, dessa vez para debater alguns eixos temáticos da Política Nacional de Educação Museal (Pnem). Entre 14h30 e 15h30, o professor da UFMG e ex-coordenador de Pesquisa do Museu Abílio Barreto Luiz Henrique Assis Garcia media o bate-papo sobre “Relação com a comunidade, redes e parceiras”. Das 16h às 17h30, o tema “Formação, qualificação e profissionalização” terá mediação da atual coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG, Letícia Julião.
A Jornada Mineira de Educação em Museus tem o apoio do Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e Museu Brasileiro do Futebol – MBF, e integra uma agenda de eventos que compõe a 12ª Primavera dos Museus. Além da programação principal, traz uma programação associada dos museus parceiros, que pode ser conferida na programação da 12ª Primavera dos Museus (http://www.museus.gov.br/) e nos respectivos sites dos parceiros.
Ouça a rádio de Minas