Economia

Brasil já tem 271 unidades em operação

São Paulo – Existem atualmente 271 usinas a biomassa em operação no Brasil, o que representa 12,7 gigawatts em capacidade, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O potencial representa quase uma usina de Itaipu, que soma 14 gigawatts em potência instalada.

A medida para ampliar a geração de usinas a biomassa poderia reduzir custos com o acionamento de termelétricas mais caras, como usinas a óleo, atualmente ligadas para atender à demanda devido ao baixo nível nos reservatórios das hidrelétricas, de acordo com o secretário de Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Azevedo
O secretário afirmou que essa é “a maior motivação” para a ideia da pasta de incentivar a fonte.

“O pleito deles (usinas) é: dado que tenho condição de gerar a minha biomassa é mais barata que as térmicas, é um ganho para todo mundo. Eles como empreendedores e o País como comprador de energia mais barata e mais limpa”, afirmou.

Estão ligadas no País atualmente uma série de térmicas de alto custo, acionadas por decisão do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), colegiado de membros do governo e técnicos da área de energia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Cautela – Os programas operacionais que guiam a operação do sistema elétrico não apontavam a necessidade dessa geração térmica, mas o CMSE preferiu acioná-las por cautela, após recomendação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), segundo Azevedo.

“A situação atual é muito conjuntural. Não se queria permitir deplecionar os reservatórios mais que o recomendado, então, o ONS propôs e o colegiado aceitou”, explicou.
Segundo ele, a avaliação sobre a continuidade desse despacho térmico adicional será feita “semana a semana”. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas