Skazi investe R$ 8 milhões em nova fábrica

No ano do seu 25º aniversário, a marca belo-horizontina de moda feminina Skazi amplia sua operação e investe R$ 8 milhões em uma nova fábrica, no terreno ao lado de sua sede no bairro Prado, região Oeste da Capital. Com a expansão, a empresa ganha uma área de 3 mil metros quadrados, novos equipamentos e amplia sua capacidade de produção em 20%. O novo projeto ainda traz uma grande inovação: a aposta em sustentabilidade. Por meio de geração de energia fotovoltaica, a fábrica produzirá 125% de sua necessidade energética.
O diretor da Skazi, Vander Martins, explica que a expansão foi uma resposta à crescente demanda pelo produto, que está presente em 900 pontos de venda no Brasil e mais 14 países. De acordo com ele, a empresa produz 180 mil peças por ano, volume que deve aumentar em 20% com a ampliação da fábrica. “Tivemos essa oportunidade incrível de adquirir um galpão ao lado da nossa planta e apostamos nisso. Vamos sair de uma fábrica de 4 mil metros quadrados para uma de 7 mil metros quadrados”, comemora.
A expansão permitirá que a fábrica seja horizontalizada, de forma que funcione toda no mesmo andar, trazendo ganhos de eficiência, conforme explica o diretor. Atualmente, a Skazi tem 300 funcionários e a expectativa é que o quadro de colaboradores seja ampliando em, pelo menos, 10% nesse primeiro momento da nova planta. A reforma do espaço está em fase de finalização e a expectativa é que ele seja inaugurado até o fim de setembro.
Segundo Martins, o aporte de R$ 8 milhões inclui a compra do terreno, a reforma e o projeto de sustentabilidade, que inclui cerca de 2 mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos e um sistema de captação de água de chuva. A fábrica será autossuficiente em geração de energia e conseguirá reaproveitar a água para 90% de sua necessidade. A economia estimada com os custos é de R$ 262 mil por ano, além da redução de emissão anual de 42 toneladas de carbono.
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“Também vamos diminuir o desmatamento de cerca de 170 árvores por ano, uma vez que todo o resíduo da nossa produção será repassado para siderurgias, que utilizarão esse material no lugar da lenha nos fornos”, completa.
Valorização da marca – O diretor afirma que todo esse investimento em sustentabilidade traz ganhos não apenas para o planeta e para a qualidade de vida das pessoas, mas também valor para a marca. “Quando o cliente vê que a roupa foi produzida com 100% dos recursos renováveis, ela ganha muito mais valor. Roupa todo mundo tem pra vender, então se você não oferecer junto com ela uma história ou uma mensagem, ela não terá muito valor”, analisa.
A nova fábrica também traz como novidade novos equipamentos, que foram sendo adquiridos nos últimos meses e custaram cerca de R$ 1 milhão. Segundo o diretor serão três novas máquinas de tricô e uma estamparia digital, equipamento que não existia na fábrica antes e que obrigava a empresa a terceirizar o processo realizado por ela.
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