Economia

Setor de pagamentos lidera, com fatia de 26%

O setor de pagamentos é líder no País no segmento de fintechs, com 105 empresas ou 26% do total, segundo o Radar FintechLab. Atuando no setor, o fundador da Pop Recargas, Júlio Cézar Gomes de Figueiredo relata que percebeu aumento da confiança no negócio, com mais empresas procurando pelo serviço.

A Pop Recargas, com sede em Belo Horizonte, oferece uma alternativa de pagamentos on-line aos chamados desbancarizados, ou seja, pessoas que não têm conta em banco e, consequentemente, não têm cartão. Segundo ele, 40% da população economicamente ativa não tem conta em bancos. “São 55 milhões de pessoas com dinheiro no bolso e que têm dificuldade de fazer compras na internet”, diz.

Para acessar o serviço, o cliente tem que ir a comércios como bancas e farmácias, que vendem créditos de celular, e comprar créditos do Pop Recarga. Em seguida, no site das lojas, a pessoa terá a opção de pagar usando o Pop Recargas.

A empresa disponibiliza 75 mil pontos de recargas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ainda não há tais postos e Belo Horizonte, o que está previsto para acontecer até janeiro de 2019. A Pop Recarga foi lançada em 2016 e hoje conta com cerca de 10 mil usuários.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ele ressalta ainda que, no Brasil, as fintechs já nasceram com uma legislação prévia que dá parâmetros básicos ao setor, o que resulta em mais confiança.

Cofundador e COO da fintech Iugu, Marcelo Paez Siqueira acredita que o mercado dessas empresas só tende a cresce, pois há cada vez mais consumidores migrando para o ambiente on-line.

Ele explica que a empresa hoje atua como meio de pagamento e, com o avanço da regulamentação, caminha para ser uma instituição de pagamento. Com isso, passará a funcionar de forma semelhante a um banco com conta corrente, mas com serviços voltados apenas a pagamentos. “A regulamentação traz mais segurança ao sistema”, diz.

O serviço mais popular prestado atualmente Iugu é a automação do sistema de cobrança de empresas. A fintech atua desde 2012 e, a cada ano, dobra seus números de operações. Atualmente, são 3 mil clientes atendidos. (AAH)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas