Viajala vai investir R$ 13 milhões no País

Os resultados alcançados pelo Viajala – site de busca e comparação de preços de passagens aéreas com atuação na América Latina – em seus dois anos de operação no Brasil, fizeram a startup direcionar seus investimentos para o País. Nos próximos três anos, a empresa vai investir cerca de R$ 13 milhões em território nacional, sendo que 10% deste montante deve vir para Belo Horizonte, a terceira cidade brasileira que contribui com mais acessos na plataforma. Também por isso, a empresa instalou uma base de operações este ano na capital mineira.
“A gente se deu conta de que BH era a terceira maior cidade de usuários do Viajala e vimos uma boa oportunidade de ter uma base de operações aqui para nos aproximar dos usuários mineiros. O Brasil como um todo já nos traz um bom balanço desta operação, pois é o mercado mais jovem que temos e representa o segundo maior mercado de vendas”, conta o fundador e CEO do Viajala, Thomas Allier. O primeiro mercado é a Colômbia, onde fica a sede da empresa.
“Temos a consciência de que se queremos seguir tendo um crescimento como startup, temos que investir onde está o potencial, que no caso é o Brasil. Na Colômbia e no Chile, por exemplo, já atingimos um nível de amadurecimento importante porque são mercados pequenos. Por isso o foco agora é fazer esse investimento progressivo por aqui”, completa.
O Brasil chegou à marca de meio milhão de acessos mensais no Viajala, o que deve contribuir para antecipar a previsão da empresa de bater a meta de um milhão de acessos mensais dentro de três anos.
“É o país que tem o maior potencial de crescimento na América Latina para o turismo on-line, já que pelo menos metade do mercado está aqui. Então, a pista para correr em busca desta meta de dobrar o número de acessos é muito grande, e chegar a um milhão de visitas mensais é bem factível diante destes resultados”, analisa o diretor da empresa no Brasil, Eduardo Martins. A meta deve ser alcançada já no próximo ano.
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A receita do negócio vem das taxas pagas pelas companhias aéreas e agências por visitas em suas respectivas páginas direcionadas por meio do Viajala. O usuário não tem nenhum custo e as passagens aéreas disponibilizadas não contêm nenhuma taxa adicional.
“Somos uma empresa jovem, que tem cinco anos, e começamos com a ideia se ser um metabuscador na América Latina, que tem muitas linhas aéreas, algumas com passagens de custo mais baixo, mas que o viajante não encontra nas agências de viagem. E quando os usuários procuram em outros sites, têm a impressão que vão pagar uma taxa adicional. O que muitas pessoas fazem, inclusive, é buscar essas agências e sites para comparar os preços e depois irem direto no site da empresa área e fazer tudo de novo para comprar a passagem. Na Viajala, o que é mostrado é o preço final do fornecedor e a compra é direcionada à companhia aérea com a passagem já selecionada”, explica o fundador da empresa Thomas Allier.
Atualmente, a plataforma conta com 30 empresas parceiras no Brasil, marcas nacionais e regionais, no caso de Minas. “Então, fazer uma pesquisa no Viajala é como fazer 30 pesquisas nas linhas áreas”, pontua.
Conteúdo regional – A plataforma utiliza a inteligência artificial para segmentar seu conteúdo. Por isso é que os viajantes mineiros, por exemplo, contam com um conteúdo específico no site e no blog, de acordo com o seu comportamento. São dicas de viagem, quais os locais e o período em que compensa mais viajar e economizar, relatos e experiências, entre outros tópicos.
Com base nos acessos à plataforma foi possível mapear que, em Minas, o destino mais procurado pelos viajantes no primeiro semestre foi Lisboa. Além disso, 29% do público mineiro tem entre 25 e 34 anos e a grande maioria dos interessados em viajar saindo do Estado são mulheres (67%). Além de Portugal, os outros destinos mais buscados neste período pelos viajantes daqui foram São Paulo, Porto Seguro, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Vitória e Fortaleza.
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