Softhair investe em inovação para crescer

A aposta na diversificação do portfólio foi uma das âncoras utilizadas pela indústria de cosméticos Softhair para enfrentar um 2018 com grandes desafios econômicos. Com 32 anos de operação, a empresa, que tem sede no bairro Aparecida, na região Noroeste da Capital, tem registrado quedas acentuadas na venda de linhas de cosméticos tradicionais da marca, mas, por outro lado, ganha equilíbrio na balança com o lançamento de produtos inovadores. Um deles é a principal aposta da indústria para o próximo ano: o Bioplex, produto para tratamento de queda de cabelos, que deve aumentar em até 20% o faturamento da empresa em 2019, em relação a este ano.
A diretora da empresa, Letícia Rodrigues, explica que a renovação dos produtos é uma estratégia importante para a empresa, tendo em vista que o setor de cosméticos está diretamente ligado à moda. Ela destaca que há produtos que permanecem como prioridade nas compras dos consumidores, mas outros são deixados de lado por causa de tendências.
Um exemplo é a tendência dos cabelos cacheados ou estilo “black power”, que exigem cosméticos diferentes de uma moda mais antiga, que era a dos cabelos alisados.
De acordo com a empresária, a Softhair investe cerca de 10% a 20% do seu faturamento em desenvolvimento de produtos e também em qualificação técnica de sua equipe. “Inovar é uma necessidade do nosso setor, pois alguns produtos têm seu valor defasado com o tempo. Nos últimos anos tivemos queda de até 30% nas vendas de algumas linhas”, destaca.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O lançamento do produto de tratamento capilar, Bioplex, surge nesse contexto como uma aposta de inovação. “O produto oferece solução para a queda de cabelos por uma questão genética, mas também para mulheres que, justamente por se adaptarem às mudanças da moda, colocaram muitos produtos químicos no cabelo e agora estão com esse problema”, explica.
De acordo com ela, o cosmético é resultado de mais de dez anos de pesquisa e tem validação pelo Centro Paulista de Pesquisa e Avaliação Dermatocosmética (Cepad). A solução promete reduzir em quase 30% a queda de cabelos, proporcionar 80% de melhora da hidratação e aumentar em 50% a força e a resistência dos fios em 60 dias de aplicação. Outro diferencial é que o produto não induz ao processo de dilatação de vasos sanguíneos, como outros tônicos no mercado. Isso o caracteriza como cosmético e não medicamento.
Portfólio – Letícia Rodrigues afirma que o novo produto está sendo vendido há apenas três meses, mas já é um dos carros-chefes da indústria. Atualmente, a Softhair produz duas toneladas de Bioplex por dia, o que equivale a um terço de toda a produção da empresa, que tem 350 itens em seu portfólio. A empresária afirma que o produto ajudará a indústria a fechar 2018 com um resultado igual ao de 2017, superando as perdas com a queda de venda de outros produtos. Além disso, o cosmético deve ajudar a empresa a voltar a crescer em 2019. A meta é de crescimento de 20% no faturamento, em relação a 2018.
Ouça a rádio de Minas