Negócios

CertPlace aposta no mercado de BH

CertPlace aposta no mercado de BH
Rodrigues: plano da empresa é abrir mais unidades em BH - Roger Victor/Divulgação

A burocracia e o deslocamento empreendidos para se autenticar um documento e resolver coisas de instância pública já começam a dar lugar à comodidade da era digital. De olho nisso, a CertPlace nasceu para centralizar as certificações digitais e foi instalada em Venda Nova, em Belo Horizonte, há cerca de dois meses. O negócio demandou um investimento entre R$ 100 mil e R$ 200 mil e a ideia é ter mais unidades espalhadas pela cidade.

“É uma empresa de certificação digital, que é basicamente uma identidade eletrônica. Você pode fazer assinaturas de documentos à distância sem precisar ir ao cartório reconhecer a sua assinatura. É uma assinatura digital já reconhecida e a tendência é que no futuro as pessoas possam fazer tudo digitalmente”, explica o criador do negócio, Isaias Rodrigues.

A empresa é uma espécie de autoridade registradora, como se fosse um cartório digital. O usuário do serviço leva toda a documentação, tem sua identificação comprovada e registrada e é feita uma identidade eletrônica, consolidada por meio de um pen drive ou um cartão tolken.

“Você cria uma senha e pronto, é a sua assinatura. Ao conectar o pen drive ou tolken, você digita a sua senha e assina o documento. A certificação digital permite também que você passe uma procuração a seu contador, por exemplo. Isso evita o desgaste de ir pessoalmente resolver problemas em vários órgãos públicos como a receita federal ou mesmo a junta comercial. Isso tudo pode ser feito digitalmente”, conta.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O serviço é destinado principalmente a empresários, mas a expectativa é, em breve, atender também pessoas físicas. A CertPlace é filiada da empresa portuguesa DigitaSign, certificadora digital que concentra essas autoridades registradoras no Brasil.

Segundo Rodrigues, o mercado de certificação digital cresce cerca de 15% ao ano no País. “Muito em breve, à medida que vão entrando novas atividades para as quais é admitida a assinatura via certificado digital, este mercado vai crescer ainda mais. É mais ou menos como aconteceu com a evolução do internet banking, que começou devagar, mas com o tempo mais pessoas foram usando e hoje grande parte das operações bancárias são todas feitas via smartphone”, exemplifica.

Localização estratégica – A escolha por Venda Nova se deu pelo grande número de empresas e empresários da região, principal público-alvo da certificadora. “Mas estamos desenvolvendo um plano de crescimento dentro de uma visão de parceria, por exemplo, contadores, que são clientes importantes para nós. Também queremos capilaridade, estar mais perto de onde o cliente está para evitar os deslocamentos, por isso a ideia é instalar mais unidades pela cidade”.

Acessível – O diferencial do serviço, segundo ele, é o atendimento personalizado ao cliente. “Não se trata de oferecer apenas o serviço mais barato, mas estar próximo ao cliente. O contato é direto, ele pode falar com a nossa supervisora, gerente, diretor, com quem ele precisar, mesmo porque às vezes ele precisa resolver alguma coisa muito rapidamente, assinar um documento em outro estado, por exemplo, e por ser uma nova tecnologia, isso ainda pode gerar algumas dúvidas”, conta o empresário.

Uso nacional – Justamente por seu caráter virtual, a certificação digital pode acontecer nacionalmente, sem que a pessoa necessariamente precise viajar para resolver alguma coisa desta alçada.

“A certificação digital não tem uma barreira territorial. O cliente faz um certificado aqui e pode assinar digitalmente um documento em qualquer outro lugar que ele esteja. Por exemplo, você está abrindo uma empresa em Manaus e precisa assinar um contrato social na junta comercial de lá. Neste caso, você não precisa ir até lá para assinar, pode fazer esse contrato e assinar o certificado digital daqui de BH mesmo”, conclui Rodrigues
Só no primeiro semestre deste ano, foram emitidos 2.066.663 certificados digitais no País, contra os 1.795.481 emitidos no mesmo período do ano interior, segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas