WhatsApp responde por 10% do faturamento da rede Nature Derm
A demanda virtual e o crescente número de pedidos via WhatsApp tem feito a Nature Derme, rede mineira de farmácias de manipulação, se atentar quanto à importância do uso dos mais diversos canais de contato com os clientes em seus negócios. Só o aplicativo, por exemplo, já corresponde a 10% do faturamento da rede.
Para aproveitar essa boa safra, a empresa pretende encontrar ferramentas que otimizem ainda mais as respostas via WhatsApp, ampliar a divulgação da marca nas redes sociais e reformular o site para potencializar o e-commerce. Para isso, a rede vai investir R$ 12 mil por mês em marketing.
Com oito lojas espalhadas por Belo Horizonte, Betim e Contagem, a expectativa é fechar o ano com um faturamento de R$ 9 milhões, cerca de 10% a mais do que no ano passado. A farmacêutica e sócia da empresa, Soraia Moura, explica como a interatividade com o cliente tem propiciado o crescimento.
“Consideramos o site a nossa nova loja, porque houve um crescimento do público que compra on-line. Aliás, foi o nosso consumidor que criou a demanda para abrirmos a loja virtual, que já tem dois anos. Além dela, temos um canal de vendas de telemarketing muito forte e, mais recentemente, o nosso WhatsApp se mostrou uma surpresa em se tratando de vendas. E percebemos que não houve uma migração do público do telemarketing para o WhatsApp e, sim, um novo público”, conta.
O sucesso é tanto que a empresa quer adotar ferramentas internas para dar o atendimento em tempo real para o consumidor no aplicativo.
Mas outros fatores também impulsionam o crescimento da rede. “Temos um planejamento financeiro muito rigoroso, onde colocamos metas de faturamento e um olhar detalhado sobre os custos. Diante dos fatores externos, como a situação econômica, o meio que temos para continuar crescendo é manter os gastos bem controlados”, completa.
O que também fortalece os negócios é a tendência natural de as pessoas buscarem por um envelhecimento saudável. “As pessoas estão vivendo mais e, com isso, tem aumentado a busca pela qualidade de vida, pelo bem-estar, e a manipulação é justamente isso. É atender a essa demanda e tratar o indivíduo como único”, explica Soraia.
De forma off-line, a empresa continua trabalhando junto aos prescritores de fórmulas, por meio dos representantes comerciais que visitam consultórios médicos, e levam informações sobre novos ativos, fórmulas e medicamentos disponíveis. Com os resultados dessas visitas, a rede garante pelo menos 60% do seu faturamento.
Desafios – Nesse mercado, o principal desafio é externo. Já que boa parte da matéria-prima utilizada na manipulação dos produtos é importada, a instabilidade econômica e a alta do dólar influenciam diretamente nos preços pagos aos fornecedores e, consequentemente, nos valores que chegam ao consumidor final.
Além da atuação junto aos prescritores de fórmulas, o caminho inverso também acontece. Muitas vezes, a Nature Derme é demanda pelos profissionais da Saúde para informações e criações de fórmulas por meio do chamado canal científico do setor de pesquisa e desenvolvimento da marca, que liga diretamente o médico à empresa.
Uma das novidades criadas por esse departamento é um medicamento orodispersível, que quando colocado na língua gera a absorção imediata dos ativos. Segundo Soraia Moura, a fórmula tem sido bem-aceita na medicina e gerado várias receitas que chegam às unidades da rede.
Expansão – Priorizando a expansão virtual neste momento, a rede encontra mercado mesmo fora de Minas Gerais, onde tem unidades físicas. É que, através do e-commerce, a marca recebe muitas solicitações de produtos por parte de pessoas de outros estados, especialmente, do Nordeste. Ainda assim, a marca deve abrir mais uma unidade física na Grande BH no ano que vem. (JB)
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