Economia

BC decreta liquidação extrajudicial da Walpires S/A

BC decreta liquidação extrajudicial da  Walpires S/A

Brasília – O Banco Central (BC) decretou, na sexta-feira (5), a liquidação extrajudicial da Walpires S/A Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários. O ato de liquidação está publicado no sistema BC Correio e justifica a medida considerando “a grave situação patrimonial e de liquidez, as graves violações às normas legais que disciplinam a atividade da instituição, bem como a existência de prejuízos que sujeitam a risco anormal os seus credores”.

O BC nomeou liquidante, com amplos poderes de administração e liquidação, Dawilson Sacramento.

Em outro comunicado sobre a liquidação extrajudicial da Walpires, o BC informa ainda a indisponibilidade dos bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição, com sede em São Paulo.

Clientes – No site da corretora, há um aviso sobre o encerramento das atividades da empresa. De acordo com esse aviso, os clientes da Walpires em transações de câmbio, custódia de valores, fundos administrados e outros serviços “deverão aguardar orientações quanto aos procedimentos a serem adotados relativamente a seus interesses, o que será notificado por intermédio do site https://www.walpires.com.br”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A determinação do regime especial (intervenção e liquidação extrajudicial) ocorre quando a fiscalização do BC verifica algum tipo de problema na instituição financeira, como ausência de liquidez (recursos disponíveis), desvio de dinheiro, descumprimentos de normas ou não pagamento de obrigações.

Antes da liquidação extrajudicial, o BC faz intervenção para tentar resolver os problemas da instituição. Quando isso não é possível, é decretada a liquidação. O BC elabora, internamente, um inquérito para apurar as causas da quebra das instituições financeiras. O inquérito é enviado ao Ministério Público, que promove ações de responsabilidade contra os gestores.

Consórcio – O BC também publicou na sexta-feira ato presidencial decretando a liquidação extrajudicial da Unilance Administradora de Consórcios Ltda., com sede em Curitiba (PR). A decisão considerou “o quadro de insolvência patrimonial e as graves violações às normas legais que disciplinam a atividade da instituição”.

O BC nomeou liquidante, com amplos poderes de administração e liquidação, Gilmar J. Bocalon Assessoria e Consultoria Empresarial. Os bens dos controladores e dos ex-administradores também foram colocados como indisponíveis. (AE/ABr)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas