Avança o projeto de inovação do Hermes Pardini

O projeto Enterprise, que vai dobrar a capacidade produtiva do Grupo Hermes Pardini em cinco anos, está a todo vapor. Somente neste ano, o centro de medicina diagnóstica sediado em Belo Horizonte está investindo R$ 18 milhões naquela que será a maior plataforma de automação laboratorial do mundo e que prevê automatizar 84% dos mais de 90 milhões de exames realizados pela empresa anualmente.
Iniciada em 2018, a implementação do projeto já foi 30% realizada e a maior parte dos aportes virão dos próprios fornecedores, que desenvolveram em conjunto com a companhia o novo modelo de produção. A Siemens aparece como parceira principal da nova plataforma laboratorial automatizada, incluindo o fornecimento dos equipamentos, software, materiais e mão de obra especializada. Há ainda a Abbott e vários outros parceiros complementares.
“O projeto Enterprise não é simplesmente uma mudança de plataforma produtiva e tecnológica. Trata-se de um projeto inovador e único, que vai mudar a forma como o mundo entende a produção laboratorial”, ressaltou o vice-presidente comercial e de marketing do grupo Hermes Pardini, Alessandro Ferreira.
Já o diretor de Operações do grupo, Guilherme Birchal Collares, foi além. Segundo ele, o projeto vai provocar mudanças não somente na produção, mas no relacionamento com clientes, na gestão dos estoques, na inteligência dos equipamentos e na entrega dos resultados.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“O Enterprise vai trazer ganhos para todos os stakeholders do processo. Em termos de tempo, teremos 84% dos resultados de exames liberados em, no máximo, seis horas a partir da chegada ao NTO (Núcleo Técnico Operacional), em Vespasiano (RMBH). Para se ter uma ideia, hoje essa capacidade beira os 60%”, afirmou.
Integração – Para isso, o Hermes Pardini está utilizando a mesma área útil do parque produtivo atual, mas alterando todo seu processo produtivo, incluindo sistemas, equipamentos e fluxo de produção. A medida vai permitir também a integração dos dados dos exames analisados em todos os Núcleos Técnicos Avançados (NTAs), espalhados pelo País, em uma plataforma de controle única, possibilitando monitorar tudo, em tempo real, por meio de salas de controle.
“O Enterprise vai trazer um novo nível de serviço para nossos clientes e um novo modelo produtivo para os fornecedores. Vai oferecer maior segurança, rastreabilidade e inovação tecnológica”, completou Collares.
A substituição do processo atual pelo novo modelo está ocorrendo simultaneamente com o funcionamento das linhas de produção. A primeira grande mudança ocorreu em julho e a mais recente no início deste mês. A previsão é que todo maquinário esteja substituído ou adaptado até março do ano que vem, quando ocorrerão os primeiros testes com o sistema integrado à primeira esteira.
É que a nova plataforma abrigará a primeira esteira high throughput do Brasil para distribuição automática dos tubos de amostras para os equipamentos de acordo com a especificidade dos exames. Essa mudança permitirá a redução do tempo de separação e encaminhamento das amostras. Além disso, novas sorotecas automatizadas possibilitarão que novos exames sejam incluídos ou repetidos a partir de simples interações eletrônicas.
“O projeto contará com duas esteiras conectadas entre si. A segunda está prevista para entrar em testes em maio e em pleno funcionamento em junho. A partir daí, teremos três meses de produção assistida pelos fornecedores”, explicou o diretor da planta.
Nova relação – Alessandro Ferreira salientou, por fim, que as mudanças incluem ainda uma inédita relação comercial com fornecedores e clientes espalhados pelo Brasil. De acordo com o novo modelo, os fornecedores serão responsáveis por manter os estoques de materiais nas unidades produtivas e passarão a ser remunerados também de acordo com os níveis de entrega, visando melhorias nos indicadores operacionais de performance.
“Para os clientes, asseguramos os níveis de qualidade e confiabilidade, enquanto agregamos rapidez e segurança em um modelo customizado de acordo com suas necessidades e com a expertise do Hermes Pardini”, concluiu.
Ouça a rádio de Minas