Agronegócio

1ª Rodada de Negócios de Cafés busca fomentar exportação em Passos

Encontro está sendo promovido pelo Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Passos. Confira também outros destaques do Agronegócio
1ª Rodada de Negócios de Cafés busca fomentar exportação em Passos
Crédito: Divulgação Sistema Faemg

Começou na segunda-feira (29) e vai até esta sexta-feira (2 de agosto), em Passos, no Sul de Minas, a 1ª Rodada de Negócios de Cafés Commodity e Cafés Especiais 100% Arábica do programa Agro.Br. O encontro está sendo promovido pelo Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Passos para fomentar a exportação de café na região. O Agro.BR é um projeto da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Apex-Brasil, cujo objetivo é fomentar a exportação em diversos segmentos do agronegócio. A iniciativa está sendo realizada na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos. Para o presidente da entidade, Elder Maia dos Reis, a rodada é um indicativo de que o café da região está se destacando cada vez mais em qualidade e em tecnologia de produção.

Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:

Regularização Fundiária Rural

Quase 1,3 mil títulos de Regularização Fundiária Rural foram entregues pelo governo de Minas no primeiro semestre de 2024. A meta para o ano é a emissão de 1,8 mil documentos, proporcionando segurança jurídica, cidadania e acesso a políticas públicas para os agricultores mineiros. Pequenos produtores rurais de 47 municípios mineiros realizaram o sonho de formalizar suas terras entre janeiro e junho deste ano, por meio do Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural, executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Nos primeiros seis meses de 2023, 973 títulos de propriedades rurais foram entregues em Minas. Isso representa um aumento de 33% em 2024 frente ao mesmo período do ano passado. Em 2023, 1.819 documentos de propriedade de terras foram expedidos, marcando o segundo recorde consecutivo do programa frente aos 1,7 mil documentos emitidos em 2022. Durante a gestão atual, de 2023 a 2026, a meta é que 7,2 mil imóveis rurais ocupados por posseiros sejam formalizados em Minas.

Abertura de mercado é recorde

O mês de julho deste ano já se destaca como o melhor julho da série histórica em novos acordos comerciais para produtos do agronegócio brasileiro. Conforme balanço da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foram abertas 16 novas oportunidades de mercado em nove países ao longo dos últimos 31 dias. O desempenho ultrapassa o recorde anterior de julho de 2020, quando foram abertos 10 mercados em cinco países. Em 2023, o mesmo mês registrou a abertura de um mercado em um país, contribuindo para a marca histórica de 78 novos mercados em 39 países ao longo do ano passado. No atual governo, já houve a expansão de 166 novos mercados em 55 destinos. Julho é também o segundo melhor mês deste ano, ficando atrás apenas de junho (26). Entre os principais mercados no mês estão pintos de um dia para o México; vísceras comestíveis para o Chile; gorduras e óleos de aves e ruminantes para o Equador; camarões para a Austrália, além de ovos e pescados para Cuba.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas