Agronegócio

3ª Expoleite recebe primeiros animais Girolando

Raça terá 130 exemplares na disputa. Confira também outros destaques do Agronegócio
3ª Expoleite recebe primeiros animais Girolando
Foto: Divulgação Girolando

Os primeiros animais Girolando já chegaram ao Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde vão participar da 3ª Expoleite, feira que acontece de 13 a 18 de outubro. A raça terá 130 exemplares concorrendo em torneio leiteiro e pista de julgamento. A disputa do torneio leiteiro vai de 12 a 15 de outubro, enquanto o julgamento será entre os dias 15 e 18 de outubro.

O jurado responsável será Tiago Moraes Ferreira. O presidente da Girolando, Domício Arruda, será um dos agraciados com o Mérito ABCZ ExpoLeite 2025. A honraria é concedida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) durante a abertura oficial da 3ª Expoleite, no dia 16 de outubro, às 10h.

Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:

Simulado contra febre aftosa

As ações do 1º Exercício Simulado de Atendimento a Foco de Febre Aftosa de Minas Gerais seguem até o próximo dia 3 de outubro em Montes Claros, no Norte do Estado, com agentes de defesa sanitária de 23 estados, além de representantes do Serviço Sanitário do Panamá.

O simulado, que teve início oficial no último dia 27 de setembro, reúne mais de 200 agentes de defesa sanitária e é de fundamental importância para reafirmar a sanidade do rebanho brasileiro e garantir condutas de trabalho em casos de crise. A ação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) conta com o uso de drones, veículos, computadores, equipamentos laboratoriais e um aplicativo desenvolvido especialmente para emergências sanitárias.

Com um rebanho estimado em 22,1 milhões de cabeças de gado, Minas escolheu Montes Claros, que é importante polo pecuário, para a simulação de uma eventual emergência sanitária envolvendo a febre aftosa. Em maio, o Brasil foi declarado zona livre da doença sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa).

MG na maior feira de alimentos e bebidas da América do Sul

De pão de queijo premium a produtos de queijaria vegana e frutos do Cerrado, como castanha de baru e cerveja de coquinho azedo. Foi com essa diversidade que Minas se tornou uma das protagonistas da Expoalimentaria 2025, maior feira de alimentos e bebidas da América do Sul. O evento, realizado em Lima, no Peru, reuniu mais de 26 mil visitantes de 17 países, entre os dias 24 e 26 de setembro.

Com o apoio técnico da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), oito empresas fizeram parte da delegação mineira, levando produtos que expressam a diversidade e a inovação do agro do Estado. Também estiveram representados outros produtos típicos do Cerrado mineiro, como óleo de macaúba, a farinha de jatobá, além de balas e caramelos.

Houve rodadas de negócios com delegações de diferentes regiões do mundo. Os produtores mineiros integraram o Pavilhão Brasil ao lado de 32 empresas apoiadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas