AgroLive vai levar informação a suinocultores

O isolamento social, adotado para o controle da disseminação do novo coronavírus, está ampliando as formas de comunicação entre os suinocultores de Minas Gerais. As discussões de assuntos relevantes do setor e palestras de atualizações, que antes se davam de modo presencial, passaram a ser realizadas de forma virtual.
Para que os produtores continuem recebendo informações essenciais para planejar os rumos dos negócios, a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) e a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) criaram o Projeto AgroLive, que vai transmitir informações através da TV Educar/Canal 11.
O lançamento do projeto será hoje, às 14h, por meio da TV Educar. De acordo com o presidente da Asemg, João Carlos Bretas Leite, a iniciativa é importante para que os suinocultores continuem tendo acesso a assuntos relevantes e que impactam diretamente a atividade.
“Com a pandemia, passamos a fazer as lives pelo Instagram, mas muitos suinocultores não acessam esse canal ou têm problemas de conexão boa nas granjas. Por isso, achamos interessante fazer o acordo e passar a transmitir pela televisão. Acreditamos que a qualidade dos vídeos e dos áudios serão melhores porque estaremos em um estúdio bem preparado. Essa iniciativa é fundamental para que o suinocultor se mantenha informado e possa tomar decisões mais acertadas nos negócios. Além disso, o programa será disponibilizado nos nossos canais do Youtube, dando liberdade para que o produtor acesse o material no melhor momento para ele”, explicou.
Até o final do ano, uma vez por mês, será transmitido um programa com cerca de uma hora de duração e que irá abordar temas relevantes para o suinocultor. O assunto da primeira live será “Relação da trajetória da suinocultura com a economia brasileira”. O tema foi escolhido e será conduzido pelo médico veterinário e consultor da Asemg, Alvimar Jalles. Para as próximas edições, a expectativa é abordar temas como as exportações, questões ambientais, entre outros.
“É uma iniciativa importante, na qual teremos a oportunidade de conversar sobre os fundamentos de mercados. É uma agenda de conhecimento, que visa a complementar as reuniões semanais. Este projeto vai ajudar o suinocultor a entender como as coisas estão funcionando na prática para que ele tome decisões melhor orientado. Em um momento especial como o que estamos vivendo, saber interpretar as reais relações da suinocultura com a economia em um sentido mais amplo é importante para planejar e implementar as estratégias necessárias ao negócio”, destacou Jalles.
Mercado – Em relação ao mercado da carne suína, o mesmo vem se mantendo estável ao longo das últimas semanas, com o quilo do suíno vivo cotado a R$ 5,30, valor considerado alto para o período e que tem sido sustentado pelo maior consumo nos lares e pelo aumento das exportações.
De janeiro a maio, o faturamento gerado com os embarques de carne suína, em Minas Gerais, foi de US$ 15,8 milhões, incremento de 139,9% na comparação com o mesmo período de 2019. Ao todo, foram embarcadas no período 8,6 mil toneladas, volume 117,6% superior. Os dados são da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
“Com o fechamento de bares e restaurantes (em função da pandemia do novo coronavírus) houve uma retração nas vendas para estes setores, mas as grandes redes de supermercados elevaram a comercialização para o consumidor final. Além disso, as exportações têm sido fundamentais para que os preços se mantenham nos patamares atuais”, disse o presidente da Asemg.
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