Agropecuária é bem-vista por 80% dos mineiros

O setor agropecuário de Minas Gerais tem imagem positiva para 80% dos mineiros, segundo pesquisa realizada pela Quaest, em parceria com o Sistema Faemg Senar. O levantamento mostrou que, para os mineiros, a agropecuária é importante geradora de emprego, tem uma produção de qualidade e papel relevante no desenvolvimento do Estado.
A atividade para 43% dos mineiros é a principal da economia de Minas Gerais, superando outras áreas como a mineração (24%); indústria (12%); serviços (8%) e siderurgia (3%). Dentre esses setores, é visto como o que mais traz desenvolvimento (39%) e o melhor para se trabalhar (31%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 a 17 de maio de 2025. Foram entrevistadas 3.504 pessoas em todas as regiões de Minas Gerais. A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Conforme o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, esta é a segunda edição da pesquisa e a parcela de mineiros que têm uma imagem positiva do setor cresceu. Na edição anterior, realizada no fim de 2023 e início de 2024, 78% da população de Minas Gerais tinham uma imagem positiva do setor, volume que agora alcançou 80%.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“A pesquisa reforçou que os mineiros enxergam a atividade agropecuária como a mais importante do Estado. Houve ainda crescimento do número de pessoas que têm uma visão positiva do setor. Então, isso significa que, cada vez mais, as pessoas estão confiando no segmento, o que é muito bom, é muito significativo. Não só acham que o setor é o mais importante, como a imagem tem melhorado”, explicou Salvo.
A pesquisa mostrou ainda que 5% dos entrevistados têm uma visão negativa do setor. Dentre aqueles que possuem imagem negativa da agropecuária houve uma queda significativa no percentual que considera a atividade prejudicial ao meio ambiente, de 22% para 16%, em comparação à pesquisa realizada em 2023. Outros 12% têm imagem neutra do setor e 3% não responderam ou não sabem.
Conforme o presidente da Faemg, dentro da parcela de pessoas que têm a imagem neutra do setor (12%) 43% responderam que têm essa visão por não conheceram a atividade. Diante do resultado, a Faemg vai investir na estratégia de marketing e divulgar o trabalho desenvolvido pelo setor. Assim, irá contribuir para o maior crescimento das pessoas que enxergam a atividade como positiva.
“Isso dá a nós um caminho muito bom. Cabe a gente engrossar esse caldo dos 80% da imagem positiva, o que faremos com estratégia de melhorar o marketing e a propagando em cima do que fazemos. Vamos canalizar as forças para mostrar a verdadeira face da agricultura e da pecuária mineira, mostrar o que as centenas de milhares de homens e mulheres fazem no campo durante 365 dias do ano em prol do desenvolvimento sustentável de Minas Gerais”.
A parcela de pessoas que enxerga o setor como positivo (80%) foi a maior entre as atividades desenvolvidas no Estado. No caso do setor de serviços, por exemplo, parcela chegou a 66%, seguida pela indústria automobilística (51%), siderurgia (50%) e mineração, com 39%.
A imagem positiva da agropecuária está ligada à geração de empregos, qualidade e desenvolvimento. Ao serem perguntados sobre o que o setor representa, 24% dos mineiros associam a atividade à geração de empregos; 24% à produção importante/de qualidade e 16% ao papel de promover o desenvolvimento estadual.
O resultado também se deve à percepção da população em relação ao produtor rural e ao desempenho do setor. Para os mineiros, o produtor é trabalhador (91%), honesto (75%) e humilde (67%). Quanto ao setor, 59% dos entrevistados acredita que a agropecuária mineira é melhor do que a de outros estados brasileiros.
Em comparação com a pesquisa de 2023, aumentou de 5% para 20% o percentual de produtores rurais que participaram de formações técnicas oferecidas pelo Sistema Faemg Senar. “O agro está cada vez mais dedicado a promover uma atividade economicamente forte, que respeita o meio ambiente e valoriza o trabalhador rural. A população já reconhece esses valores e consolidamos a liderança da nossa atividade na percepção dos mineiros”, finaliza o presidente.
Ouça a rádio de Minas