Agronegócio

Anec eleva previsão de exportação de soja brasileira em abril

Foi estimada em 14,5 milhões de toneladas, aumento de 1,2 milhão na comparação com a previsão da semana passada
Anec eleva previsão de exportação de soja brasileira em abril
Complexo soja foi segmento que mais contribuiu nas vendas do agro com US$ 6,49 bilhões | Crédito: Adobe Stock

A exportação de soja brasileira em abril foi estimada em 14,5 milhões de toneladas, aumento de 1,2 milhão de toneladas na comparação com a previsão da semana passada, de acordo com dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), divulgados nesta terça-feira.

Caso a previsão seja confirmada, a exportação do maior produtor e exportador de soja neste mês deverá aumentar cerca de 1 milhão de toneladas na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Leia mais: Exportação do agronegócio tem trimestre histórico em Minas Gerais 

Mas teria um decréscimo ante o recorde registrado em março, de 15,7 milhões de toneladas, segundo números revisados pela Anec. O volume do mês passado igualou a marca histórica de abril de 2021, segundo a Anec.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


No primeiro quadrimestre, os embarques do Brasil somariam 41 milhões de toneladas, ficando mais perto da metade dos embarques de 97,3 milhões de toneladas registradas em todo o ano de 2024, com o país colhendo uma safra recorde em meio a efeitos da guerra comercial entre China e Estados Unidos.

A exportação de farelo de soja do Brasil deve alcançar 2,4 milhões de toneladas em abril, ligeiramente acima do volume previsto na semana passada e quase 300 mil de aumento na comparação anual, segundo a associação.

Reportagem distribuída pela Reuters.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas