Araxá sedia nova edição da ExpoQueijo Brasil em agosto

A ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards terá como sede o Grande Hotel e Termas de Araxá, no município da Região do Alto Parnaíba, entre os dias 24 e 27 de agosto. O evento contará com a participação de representantes das 15 regiões produtoras de queijos artesanais de Minas Gerais e dos principais países produtores.
A exposição terá realização da Bonare Eventos, em parceria com associações de produtores de queijos e com o apoio de instituições de fomento do agronegócio. O evento também conta com uma grande estrutura montada no pátio principal e nos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá.
A expectativa é que centenas de produtores mineiros participem desta competição internacional representando o Estado. Muitos deles contam com o apoio de órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo de Minas Gerais (Seapa-MG).
O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, defende que a maior participação desses produtores no evento contribui para a projeção do Queijo Minas Artesanal.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Participar de um evento de magnitude tão significativa é uma forma de garantir visibilidade e reconhecimento para o trabalho do produtor de queijo. A Emater-MG, ao longo de décadas, sempre trabalhou para melhorar a qualidade do Queijo Minas Artesanal em todas as regiões produtoras do Estado, tendo como premissa a preservação do modo de fazer passado de geração para geração”, destacou.
Inscrições para a ExpoQueijo 2023
Os interessados em participar do concurso internacional da ExpoQueijo Brasil deste ano poderão se inscrever entre os dias 1º e 28 de julho. A ficha de inscrição está disponível no site do evento.
“O concurso contemplará em torno de 50 categorias de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, bem como mistura de espécies. Serão avaliados queijos fabricados no Brasil e em diversos países. Neste ano, a ExpoQueijo vai envolver 2 mil produtores e impactar cerca de 300 mil pessoas”, adianta a organizadora do evento, Maricell Hussein.
A competição tem curadoria do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
Ouça a rádio de Minas