Área plantada de soja no Brasil pode ter um dos aumentos mais baixos da história

A área plantada com soja no Brasil na temporada 2024/25 poderá ter um dos aumentos mais baixos da história no maior produtor e exportador global da oleaginosa, diante de preços na bolsa de Chicago nos menores níveis em quase quatro anos, avaliou o presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon. Ele citou ainda como fator complicador para o avanço os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul, tradicionalmente o terceiro produtor do Brasil.
Além de impactar as finanças dos agricultores gaúchos, as inundações destruíram as áreas agricultáveis e infraestruturas. Os preços da soja na bolsa de Chicago, referência global, estão cotados nos patamares mais baixos desde outubro de 2020. Nos últimos anos, a área plantada com soja vem tendo forte crescimento no Brasil. Em 2023/24, aumentou cerca de 4,5% ante o ano anterior, enquanto em 2022/23 avançou 6%, segundo números da Conab.
Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:
Exportação de algodão
O Brasil, que liderou a exportação global de algodão pela primeira vez na temporada 2023/24, está começando a escoar a produção da nova safra, à medida que a colheita ganha ritmo depois de um início mais lento, disse na segunda-feira (5) o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Alexandre Schenkel. “Já está começando a embarcar a nova safra, a demanda está alta agora na exportação para a formação de lotes, dos contratos já celebrados para a entrega desses contratos”, disse ele no congresso da Associação Brasileira de Agronegócio (Abag).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ele lembrou que a exportação já vinha sendo forte nos últimos meses, uma vez que o País conta com estoques grandes do ciclo anterior. Mas agora ganha um impulso adicional da pluma recém-colhida. O Mato Grosso, maior Estado produtor, havia colhido cerca de um terço da sua safra até sexta-feira passada. Enquanto em 2023/24 o Brasil exportou 12,3 milhões de fardos, os EUA embarcaram 11,6 milhões de fardos, segundo números do Departamento de Agricultura dos EUA (Usda).No novo ano, o Usda projeta 13 milhões para os norte-americanos e 12,5 milhões de fardos para os brasileiros.
Concurso de Queijos: inscrições até quinta
Termina nesta quinta-feira (8) o prazo das inscrições para o 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais. Os produtores interessados devem procurar os escritórios da Emater-MG para preenchimento do formulário de participação. A inscrição é gratuita, e o regulamento do concurso está disponível no site da Emater-MG. Para participar do concurso, o produtor de queijo artesanal deve possuir uma queijaria registrada em um serviço de inspeção oficial (municipal, estadual ou federal).

A competição deste ano é dividida em quatro categorias: Queijo Minas Artesanal – QMA (maturação até 30 dias); Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação de 14 a 30 dias); Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação acima de 60 dias) e Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (com ingredientes opcionais e defumados). Esta última categoria é uma novidade. Nos casos onde foram realizados concursos regionais de queijos artesanais, poderão participar os cinco primeiros colocados.
Ouça a rádio de Minas