Agronegócio

Avança Café seleciona 26 startups em MG

Avança Café seleciona 26 startups em MG
Créditos: José Gomercindo/ANPr

A Embrapa Café e o Consórcio Pesquisa Café, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), selecionaram 26 startups para participarem da etapa piloto do projeto para a pré-aceleração de startups – Avança Café. Nesta etapa, as incubadoras das universidades receberão as equipes para uma fase de capacitação de 12 semanas, período em que as empresas passam a receber subsídios e orientações para a sua consolidação no mercado.

A adoção desse modelo de inovação aberta tem por objetivo oferecer soluções tecnológicas de vanguarda que promovam a acessibilidade dos agentes do setor cafeeiro a informações que contribuam para incrementar sua competitividade e, assim, manter a liderança dos cafés do Brasil em nível mundial.

Para isso, os representantes das startups serão capacitados nos seguintes temas: formação de equipe, validação de dor de mercado (como atender, Mínimo Produto Viável (MVP), pitch, desenvolvimento de produto, mercado, financeiro, vendas, marketing e planejamento estratégico.

Seleção – As atividades de seleção iniciadas em janeiro deste ano terminaram no final de maio e, além das universidades mineiras envolvidas, também foram realizadas nos Institutos Federais de Machado e Muzambinho (Sul de Minas).

A Universidade Federal de Viçosa selecionou as seguintes startups: Agroger, Agrotech, Alavancar, CertifiCafé, CoffeeBr, Especializar, Farmly, LogExpress, Promai, UpCafé e ZAL. Em Lavras, as equipes selecionadas são: D4A, ScanFito, Eywa, TerraByte, Team Squirrel, CoffeLovers, Coffee ‘n’code e AgroRenda. Pelo Instituto Federal de Machado foram selecionadas as startups: Inovattion oCoffe, Café Fácil, IfCoffee Machado, Nequali, UpCoffee e Equipe Alpha. E pelo Instituto Federal de Muzambinho a startup Café.Comp.

Dentre as principais propostas apresentadas e que serão melhoradas na etapa de pré-aceleração estão soluções relacionadas à comercialização de cafés especiais, sistematização de informações estratégicas, melhorias no sistema produtivo, integração de produtores e cooperativismo, estudos de mercado e outros temas relevantes para a cadeia produtiva do café no Brasil. (com informações da Embrapa)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas