Agronegócio

Avicultor Mais 2025 reunirá cadeia produtiva no Expominas

Evento, que terá também aquicultura, deve ter participação de cerca de 5 mil pessoas no Expominas; Influenza Aviária promete ser centro das discussões neste ano
Avicultor Mais 2025 reunirá cadeia produtiva no Expominas
Neste ano, evento será importante para que setor discuta sobre a Influenza Aviária; no sábado (21), OMSA reconheceu como caso encerrado no Brasil o foco no Rio Grande do Sul, detectado no dia 15 de maio | Foto: Divulgação Adriana Fuchter

Com grande relevância nos setores da avicultura e da aquicultura, Minas Gerais reunirá importantes representantes das cadeias ao longo do Avicultor Mais 2025 – Frangos, Ovos & Peixes. O evento acontece nos dias 25 e 26 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte, e é considerado oportuno para a atualização, investimentos e capacitação. 

O evento é realizado pela Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado de Minas Gerais (Sinpamig) e tem o apoio da Associação dos Aquicultores e Empresas Especializadas de Minas Gerais (Peixe MG).

A programação do Avicultor Mais 2025 conta com a Feira de Produtos e Serviços, onde estarão reunidas cerca de 150 das principais marcas do setor. Além disso, haverá uma ampla programação de palestras técnicas, com especialistas de várias partes do País, ministrando os principais temas de interesse da avicultura e aquicultura. Ao longo do evento, a expectativa é reunir cerca de 5 mil pessoas. 

Conforme o diretor técnico da Avimig e médico veterinário, Gustavo Fonseca, ao reunir as cadeias produtivas da avicultura e aquicultura, o Avicultor Mais 2025 é uma ferramenta importante para o fortalecimento do setor. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“O objetivo do Avicultor Mais é promover o desenvolvimento, fortalecer a união de todos e proporcionar bons negócios. No evento, os participantes poderão investir na atividade com a Feira de Produtos e Serviços. Há também momento para a capacitação através das palestras técnicas. Além de se atualizarem com o que há de mais moderno no mercado nacional e internacional, o Avicultor Mais promove networks importantes, amplia conhecimento e qualifica todos que participam”.

Fonseca destaca que as palestras técnicas terão abordagem ampla e voltada para a avicultura de corte, postura e reprodução, abrangendo desde assuntos relacionados à economia, sustentabilidade, bem-estar animal, nutrição, sanidade, tecnologia até as tendências e novidades.

Influenza Aviária

Este ano, o Avicultor Mais também será importante para que o setor discuta sobre a Influenza Aviária. No dia 15 de maio de 2025, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em matrizeiro de aves comerciais – o primeiro no País – no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Fonseca destaca que o evento reunirá importantes representantes da avicultura no País e no mundo, comprometidos com a avicultura. Entre eles, estará o presidente executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), José Eduardo dos Santos, responsável pela palestra “Vivência no enfrentamento da Doença de Newcastle e Influenza Aviária de Alta Patogenicidade no Rio Grande do Sul”. Santos contará sobre as ações realizadas para conter a disseminação.

“O evento reforça a importância de todos os profissionais das granjas de corte e postura estarem juntos para conhecer as últimas novidades e saber sobre os rumos da avicultura em um momento de preocupação com a sanidade das aves. Nas palestras técnicas, teremos profissionais que abordarão de forma específica não somente a Influenza Aviária, mas também a Doença de Newcastle”, explicou.

Aquicultura 

O Avicultor Mais 2025 – Frangos, Ovos & Peixes também reunirá a cadeia da aquicultura. Os participantes poderão participar de palestras que abordarão desafios e oportunidades na atividade. Entre as palestras, destaque para a “Tilapicultura + Avicultura – A melhor combinação do produtor ao consumidor”, a ser proferida pelo presidente Peixe BR, Francisco Medeiros. 

Haverá ainda a palestra “Tilapicultura como oportunidade de negócio, um case de sucesso” e “A importância da organização setorial da Aquicultura no Estado de Minas Gerais”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas