Agronegócio

Azeite do Sul de Minas conquista 2º lugar em concurso internacional na França

Produzido em Maria da Fé, o Mantikir Grapollo se destacou em premiação promovida pelo jornal Le Monde
Azeite do Sul de Minas conquista 2º lugar em concurso internacional na França
Mantikir Grapollo, da Vinícola Essenza, levou como melhor do Brasil | Foto: Divulgação Vinícola Essenza

O azeite Mantikir Grapollo, produzido em Maria da Fé, no Sul do Estado, conquistou, mais uma vez, posição de destaque no Olio Nuovo Days, realizado na terça-feira (23), em Paris, durante o Festival Du Monde, promovido pelo conceituado jornal francês Le Monde. O azeite alcançou o segundo lugar no ranking do Hemisfério Sul e foi considerado o melhor azeite do Brasil pelo segundo ano consecutivo. A Vinícola Essenza também recebeu a Medalha Premium de Ouro com o rótulo Mantikir Coratina.

A monovarietal Grapollo, de origem italiana, passou por um processo de adaptação para ser cultivada na Serra da Mantiqueira. “A Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) desenvolveu um clonal exclusivo da planta, ajustado ao nosso terroir de Maria da Fé, onde está localizado o olival da Fazenda Tuiuva, área de manejo e produção da Vinícola Essenza. Essa variedade foi registrada oficialmente pelo Ministério da Agricultura, garantindo reconhecimento técnico e legitimidade ao trabalho pioneiro realizado na região”, explica o produtor e proprietário da Vinícola Essenza, Herbert Sales.

O resultado da pesquisa aplicada ao campo tem se mostrado expressivo. A Grapollo mineira, além de conquistar a premiação francesa, recebeu o título de melhor azeite do Brasil na ESAO – Escola Superior do Azeite de Oliva da Espanha, uma das referências acadêmicas do setor.

O azeite Mantikir Grappolo possui uma análise química que indica acidez de 0,09% em ácido oleico. Na fase olfativa, trata-se de um azeite de frutado médio e intenso, com notas de folhas de oliveira, tomateira, rúcula, alcachofra, avocado e amêndoa verde. No paladar, mostra sabor intenso e robusto, com predominância de folhas, ervas, avocado e pimenta verde. O azeite Mantikir Grapollo custa R$190.

O festival

O Olio Nuovo Days é um festival cultural que tem como objetivo valorizar o azeite de oliva de qualidade. O concurso premia os melhores azeites do Hemisfério Norte no início do ano e do Hemisfério Sul em setembro, reunindo países como Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Peru, Uruguai e África do Sul.

O top 10 foi formado por azeites da Argentina, Brasil, Chile, Peru, Uruguai e África do Sul, com a Família Zuccardi (Argentina) em primeiro lugar, e a Vinícola Essenza em segundo. “Essa conquista é resultado de dedicação e de uma produção que busca respeitar o terroir da Mantiqueira”, completa Herbert Sales.

Outras premiações

No ano passado, o azeite Mantikir Coratina, também produzido pela Vinícola Essenza, recebeu o título de “Best of Show” na 6ª edição do Olio Nuovo Days. “Ser reconhecido duas vezes consecutivas neste concurso internacional é uma prova de que o Brasil tem condições de competir em igualdade com países tradicionais. Esse é um caminho que abre portas para que mais consumidores conheçam a qualidade do azeite nacional”, destaca Sales.

A trajetória da Essenza combina inovação tecnológica com práticas sustentáveis. O olival em Maria da Fé é considerado o mais alto do País e se beneficia do microclima da região para a produção de azeites de alta qualidade. A extração é realizada no lagar de Quelemém, também em Minas, com rígido controle de processo para garantir frescor e preservação das características sensoriais.

Enoturismo

O reconhecimento internacional também impacta o setor enoturístico da Serra da Mantiqueira. A vinícola, que fica em Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo, bem na divisa com Minas, promove experiências enogastronômicas, visitas guiadas e degustações, atraindo turistas interessados na produção de azeites e de vinhos.

“Queremos que cada visitante que chega à Essenza vivencie a história por trás de cada safra e compreenda o esforço necessário para alcançar esse nível de qualidade. Conquistamos mais de 60 medalhas em competições internacionais desde 2024 e isso nos consolida como a mais premiada do Brasil”, finaliza Herbert Sales.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas