Azeitech 2023 vai celebrar primeira extração de extravirgem do País com extensa programação

Começa hoje e vai até sexta-feira (31) a edição 2023 do Azeitech, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O evento, que marca os 15 anos da primeira extração de azeite extravirgem do Brasil, ocorrerá em duas etapas: hoje, as atividades serão on-line, já na sexta-feira (31) serão presenciais, no Campo Experimental de Maria da Fé, no Sul de Minas
A programação do Azeitech 2023 começa com painel científico on-line, cuja transmissão ao vivo será pelo canal oficial da Epamig no YouTube, a partir das 17h. Três mesas redondas virtuais vão discutir a olivicultura no Brasil e no mundo.
Na sexta-feira, o 18º Dia de Campo de Olivicultura e a 8ª Mostra Tecnológica serão abertos ao público com inscrições no local, a partir das 7h. A programação marcará o lançamento do rótulo em comemoração aos 15 anos da extração pioneira e contará com três estações de campo que irão abordar os temas Introdução à olivicultura, Estratégias para avaliação nutricional em olivicultura e Impacto de doenças no ponto de colheita e qualidade do azeite.
Paralelamente, cerca de 20 expositores vão apresentar produtos e serviços, como consultoria para a implantação e condução de olivais. “Estão confirmadas empresas de maquinário para a extração do azeite, de equipamentos de campo, como roçadeiras e colhedeiras, e de agricultura em geral, como tesouras de poda e serrotes; mudas e fertilizantes. Além de azeites da região, tampas, rótulos, garrafas, sabonetes e cosméticos derivados do azeite”, enumera Pedro Moura, da Comissão Organizadora do evento.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
No mercado de equipamentos para olivicultura desde 2014, a Fast Indústria fornece extratoras para agroindústrias da Serra da Mantiqueira e do Sul do Brasil e é uma das empresas participantes da mostra tecnológica.
“Instalamos a primeira planta extratora de 500 kg por hora, em Barbacena, MG. Depois de um tempo, recebemos a demanda de produtores da Mantiqueira para desenvolvermos um equipamento compacto, que atendesse aos pequenos produtores. Fizemos um estudo sobre isso e comprovamos essa necessidade. Foi assim que a Fast desenvolveu a extratora de 100 kg por hora, um equipamento compacto de fácil operação e com ótima eficiência”, afirma o técnico em extração azeite de oliva e de abacate, Grasiani Matielo Andrioni, responsável pelo pós-venda da empresa na área de oliva.
As atividades do Azeitech são gratuitas e a programação completa pode ser acessada no seguinte endereço: www.azeitech.com.br
Em 15 anos
Em 29 de fevereiro de 2008, a Epamig realizou a extração do primeiro azeite de oliva extravirgem brasileiro e foram produzidos 40 litros produzidos.
Dos 40 litros em 2008, passou-se a 120 mil em 2022 – a maior produção já registrada na região.
Cerca de 200 produtores atuam hoje na Serra da Mantiqueira, e a estimativa é que haja 90 marcas de azeite na região, segundo a Epamig. Com apenas 15 anos da primeira extração, os azeites mineiros já são reconhecidos pela alta qualidade e frescor. Esse diferencial foi importante para a conquista de importantes prêmios internacionais. (Epamig)
Ouça a rádio de Minas