Azeitech 2025 promove o fortalecimento da olivicultura em Minas Gerais

Reunindo a cadeia produtiva, inovações e tecnologias, a edição 2025 do Azeitech, evento que é considerado um dos principais da olivicultura do Brasil, acontece nesta sexta-feira (21), no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Maria da Fé, no Sul do Estado. O evento é uma oportunidade importante para a troca de conhecimentos entre pesquisadores, técnicos e produtores.
Conforme o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da Epamig, Pedro Moura, o Azeitech é importante por promover o fortalecimento da olivicultura mineira, já que reúne a cadeia produtiva e é uma fonte relevante de informações, pesquisas e inovações. O evento é gratuito, com inscrições no local. A expectativa é receber cerca de 200 participantes.
“O Azeitech ajuda a fortalecer a imagem da olivicultura em Minas Gerais e no País. O evento é completo e reúne produtores, técnicos, pesquisadores e diversas empresas especializadas no setor. É a oportunidade para que os produtores se capacitem, invistam e troquem informações”, confirma.
Dia de Campo
Durante a 5ª edição do Azeitech, haverá o 20º Dia de Campo de Olivicultura. O evento, que é anual, recebe produtos rurais, pesquisadores e técnicos. As dinâmicas de campo abordarão a conservação do solo e da água na olivicultura e a multiplicação on farm de microrganismos nativos. Haverá também uma dinâmica sobre a extração artesanal de ácidos húmicos e fúlvicos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Nesse encontro, os participantes têm a oportunidade de assistir palestras e trocar informações entre setor produtivo e a pesquisa. Isso é importante porque a produção de azeite em Minas Gerais é muito recente. A primeira extração de azeite aconteceu em 2008, então, vai completar 17 anos em 2025. Por ser uma atividade nova, o encontro entre produtores, associações e pesquisadores é muito importante para a troca de informações”, acrescenta Moura.
Tecnologia presente no Azeitech 2025
Também integra o Azeitech a 10ª Mostra Tecnológica de Olivicultura. Serão cerca de 20 empresas fornecedoras de insumos para a olivicultura, sendo, portanto, oportuno para os produtores conhecerem as inovações e comprarem insumos.
“A feira é o espaço onde várias empresas mostram os insumos e produtos relacionados ao setor. As opções são variadas incluindo maquinário de extração, garrafas, produtos de nutrição vegetal, além serviços e produtos derivados da olivicultura”, afirma o coordenador da Epamig.
Debate técnico
Conforme Moura, a programação conta ainda com um debate técnico entre Epamig, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive). O evento será conduzido por Moura e Humberto Ribeiro Bizzo, pesquisador da Embrapa.
Na ocasião, serão apresentados os projetos de pesquisa em execução, além das iniciativas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Olivicultura e do Azeite Brasileiros, coordenadas pela Embrapa em parceria com a Epamig.
“O debate será um momento estratégico para o alinhamento entre as demandas do setor produtivo e as soluções desenvolvidas pela pesquisa. Vamos mostrar aos produtores as pesquisas e ouvir as principais demandas que, no futuro, poderão servir de ideias para novas pesquisas em busca de soluções”, finaliza
Ouça a rádio de Minas