Agronegócio

Brasil alcança 37 novos mercados de produtos do agronegócio em 8 meses

Diversos produtos nacionais chegaram aos mais variados destinos, como por exemplo produtos bovinos, sementes, dentre outros
Brasil alcança 37 novos mercados de produtos do agronegócio em 8 meses
Brasil já é um grande exportador, como carnes, milho e soja, mas de inúmeros produtos da cadeia agrícola | Crédito: REUTERS/Rodolfo Buhrer

O Brasil registrou 37 novos mercados para a exportação de produtos do agronegócio em oito meses do novo governo. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comemora o resultado como fruto de negociações bilaterais que culminam no acordo dos parâmetros de sanidade a serem atestados e do certificado correspondente, sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passará a ser aceito pelo país importador nos pontos de entrada da mercadoria.

De acordo com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Roberto Perosa, “os registros de aberturas para produtos do setor agropecuário de janeiro até agosto deste ano reforçam o reconhecimento dos players internacionais pela qualidade e elevados controles sanitários e fitossanitários estabelecidos pelos exportadores brasileiros”.

Diversos produtos nacionais chegaram aos mais variados destinos, como por exemplo produtos bovinos, sementes, material genético bovino e avícola, animais vivos, ração animal, fibras, pescado e lácteos.

Os mais recentes ocorreram no Vanuatu (produtos cárneos esterilizados e miúdos de aves); Indonésia (bovinos para engorda, farinhas de subprodutos de aves e de penas, óleo (aves); farinhas de carne); República Dominicana (carne, produtos cárneos e miúdos de bovinos e suínos), México (gordura suína para alimentação animal) e Arábia Saudita (carne e produtos cárneos de caprinos). Este último país foi resultado da visita feita pela missão oficial do ministro Fávaro no fim de julho.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Diversificação

Desde o início do ano, o Mapa contabiliza a abertura de novos mercados nas Américas, Ásia, África e Oceania para a exportação dos mais diversos produtos agropecuários. O trabalho não contempla apenas a venda de produtos tradicionais dos quais o Brasil já é um grande exportador, como carnes, milho e soja, mas de inúmeros produtos da cadeia agrícola, atendendo ao objetivo do ministério de diversificar a pauta exportadora brasileira.

A abertura de mercado, no entanto, não significa comércio e embarques imediatos dos produtos agropecuários. É preciso ainda um trabalho de preparação do produtor e do exportador para atender às demandas de cada um desses novos clientes, além do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação. (Mapa)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas