Buritizeiro caminha para ser um novo polo agrícola de Minas e do País

Buritizeiro, na região Norte de Minas Gerais, está se consolidando como um novo polo agrícola. A cidade, que é a quarta maior em extensão do Estado, possui clima favorável, terras agricultáveis e um enorme potencial hídrico, o que favorece a irrigação. Assim, o município vem atraindo investimentos e ampliando a produção, principalmente, de grãos como soja, milho e feijão.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtos Rurais de Buritizeiro, Audi Braga, a cidade tem atraído muitos empresários do agronegócios que, diante das características do município, têm investido no cultivo variado.
“Em Buritizeiro, nós temos 210 quilômetros de margem do rio São Francisco. Isso favorece muito a produção agrícola. É um potencial hídrico gigantesco que conta ainda com vários rios como o Paracatu, o rio do Sono, o Formoso, entre outros pequenos riachos”, explica.
Ainda conforme Braga, o município chama a atenção dos vários produtores de outras regiões também pelo clima e relevo que são favoráveis para o desenvolvimento da atividade agrícola. Por ser um novo polo da produção agrícola, outro atrativo é o valor mais acessível das terras devido à alta oferta.
Diante do potencial para a produção, Buritizeiro tem atraído diversos produtores rurais das regiões Noroeste, do Alto Paranaíba e até mesmo de outros estados como de Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.
Produção crescente
Hoje, a cidade já conta com 25 mil hectares irrigados e 40 mil hectares ocupados com lavouras de sequeiro. Nas áreas, principalmente nas irrigadas, há o cultivo de grãos como a soja, o milho, feijão, arroz, algodão e trigo. Com tantos atrativos, o município hoje está se transformando na mais nova fronteira agrícola do País.
“Hoje, o avanço é muito grande. A cada ano, os produtores têm aumentado a área que já está em torno de 25 mil hectares irrigados. Com a expansão da irrigação, a cada safra há um aumento na produção. Na cidade, a produção agrícola é grande geradora de riquezas, empregos e renda. Além disso, o município produz alimentos para ajudar a abastecer a demanda mundial. Dentre os principais grãos cultivados, a soja é uma commodity de grande importância para o País e Buritizeiro está inserido nesse trabalho”, comemora o presidente do sindicato.
A expansão agrícola poderia ser ainda mais relevante, caso alguns gargalos fossem resolvidos. Entre os principais está a energia, que é considerada insuficiente para o avanço da irrigação. Conforme Braga, devido à extensão territorial do município, são necessários investimentos relevantes nas muitas estradas vicinais.




Capacitação auxilia produtores de Buritizeiro
Com a expansão agrícola, o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritizeiro tem promovido diversas ações com o objetivo de favorecer o desenvolvimento da produção e a capacitação dos produtores e trabalhadores.
Ao longo do ano, há eventos e cursos onde são divulgadas tecnologias e inovações que contribuem, por exemplo, para o aumento da produtividade. Além disso, já foi realizado, por exemplo, o curso de Análise e Classificação de Soja e Milho, oferecido pelo Sistema Faemg Senar.
“O sindicato acompanha a chegada de novas empresas e projetos que demandam treinamentos específicos. A capacitação permite que o produtor atue de forma mais eficaz, especialmente em áreas novas. É uma vantagem importante ter conhecimento sobre a área de investimento”, explicou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Buritizeiro, Audi Braga.
Realizado pela primeira vez na região, o curso contou com a participação de gestores e colaboradores de propriedades rurais. Os alunos aprenderam a verificar a qualidade produtiva dos grãos, um fator que impacta diretamente nos resultados comerciais e na capacidade dos empreendimentos.
Ouça a rádio de Minas