Cafeicultor de Minas Gerais é eleito primeira lenda mundial do café especial do Brasil
O cafeicultor Luiz Paulo Dias Pereira Filho, da Fazenda Santuário Sul, em Carmo de Minas, na região Sul do Estado, foi eleito pela Alliance for Coffee Excellence (ACE) como uma das seis primeiras lendas do café especial no mundo. O título foi concedido tanto pela produção de cafés com qualidades extraordinárias como também pelo comprometimento em promover uma indústria de café mais justa e sustentável em todo o mundo.
Além do reconhecimento internacional, o cafeicultor será homenageado, durante a cerimônia de premiação do Cup of Excellence, que acontece neste sábado (1/11), em São Paulo. O concurso é um dos principais de qualidade do mundo e é promovido pela Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA).
Luiz Paulo Dias Pereira Filho, que também é CEO da Carmo Coffees, explica que a história com o café especial começou em 2.000, período em que a produção brasileira do grão ainda não era reconhecida como especial. Ao longo dos anos, a história mudou e, hoje, a região é uma das principais produtoras de café especial.
“Minha história com o café especial começou em 2.000. Desde então, venho trabalhando com esse projeto. Fui uma das pessoas que ajudou a desbravar o mundo e a levar o nome do Brasil. Hoje, eu exporto para 35 países. O reconhecimento da ACE é importante e uma consequência do trabalho desenvolvido, que vai além da produção do café. O título também vai agregar mais valor ao café, principalmente, da região, e vai servir de estímulo para outros produtores”, explica.
Para a produção dos grãos especiais há todo um cuidado para preservação do meio ambiente, da qualidade do solo e também são empregadas diversas tecnologias e inovações para que a produção seja sustentável, como, por exemplo, a agricultura regenerativa. Além disso, há uma preocupação com a comunidade no entorno. A Carmo Coffes realiza o projeto social CriaCarmo, que beneficia mais de 300 crianças de Carmo de Minas, promovendo a educação, o esporte e a saúde.

Criado neste ano, o título “Lendas da Excelência” é concedido a produtores de café que cultivam cafés de qualidade excepcional, com inovação e dedicação. Além disso, são produtores que conquistaram, ao longo dos anos, diversos prêmios Cup of Excellence, competição criada em 1999, no Brasil. Pereira, por exemplo, já esteve 23 vezes entre os vencedores do certame.
Além do mineiro, também foram agraciados os cafeicultores Benjamin Paz, de Honduras (cinco vezes); Juan Diego De La Cerda, da Guatemala (13 vezes); Ernesto Menéndez, de El Salvador (cinco vezes); Manuel Antônio “Toño” Barrantes, de Costa Rica (10 vezes); e Olman Valladarez, da Nicarágua (14 vezes).
“O café especial não é só o grão, é o estilo de vida, é o bem da comunidade, é o bem do solo, é trabalhar com a agricultura regenerativa, é cada vez mais trabalhar sustentabilidade, não querer trabalhar com desmatamento. Ou seja, a mentalidade, ela é também especial. Isso, realmente, foi a diferença que fez com que as pessoas fossem reconhecidas. Porque a gente vê café não só como um negócio, a gente vê café como um meio de vida”, analisa o CEO da Carmo Coffees.
Ouça a rádio de Minas