Cafeicultura: inscrições para 12ª edição do Prêmio Região do Cerrado Mineiro terminam nesta sexta-feira

As inscrições para a 12ª edição do Prêmio Região do Cerrado Mineiro, promovido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio do Sebrae Minas, estão abertas somente até esta sexta-feira (6). O prêmio tem como objetivo valorizar o trabalho dos cafeicultores na produção de cafés de excelência, destacando a responsabilidade e a rastreabilidade.
Além de reconhecer a qualidade dos cafés da região, a iniciativa celebra a safra 2024 e destaca os melhores do Cerrado Mineiro no cenário nacional. O prêmio é dividido em três categorias: Café Natural, Cereja Descascado e Fermentação Induzida. As inscrições podem ser feitas via cooperativas e associações que fazem parte da federação, localizadas nas cidades-polo. O regulamento está disponível no site.
Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:
Recadastramento para energia elétrica
Produtores rurais de todo o País precisam ficar atentos a um prazo importante para garantir a manutenção do benefício tarifário na conta de energia elétrica. De acordo com o Sistema Faemg Senar, o recadastramento das unidades consumidoras rurais, irrigantes e aquicultores foi reiniciado em 2024. A perda do benefício tarifário pode gerar um aumento significativo nos custos de produção, impactando diretamente na rentabilidade das atividades agrícolas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A convocação está nas faturas da conta de luz, mais precisamente na área “informações gerais”. Os consumidores também podem ter recebido uma carta da concessionária convocando para a apresentação documental. Para regularizar a situação e evitar transtornos futuros, os produtores rurais devem entrar em contato com suas distribuidoras de energia elétrica e seguir as orientações fornecidas. O prazo para o recadastramento termina em dezembro de 2024.
1º Seminário Regional de Juventude e Sucessão Rural
A Emater-MG realiza nesta quinta-feira (5) o 1º Seminário Regional de Juventude e Sucessão Rural, em Malacacheta, no Vale do Mucuri. As atividades vão começar às 11h, na Escola Família Agrícola do Setúbal (Efaset), com um almoço para os participantes. Após a abertura oficial, com a presença de autoridades, será apresentada a palestra “Juventude Rural – Cenário Nacional Populacional da Agricultura e Sucessão Rural”, com o coordenador Técnico Estadual da Emater-MG José Custódio do Nascimento Junior. As outras palestras que completam a programação são: “Políticas Públicas para a Juventude Rural” e “Banco do Nordeste – Linha de Crédito Agroamigo”.
A cafeicultura é um dos destaques da produção agropecuária em Malacacheta, que fica na região produtora de café da Chapada de Minas. A criação de gado de leite e de corte também é expressiva. O desafio é para que os jovens, com orientação adequada e políticas públicas eficientes, possam ter uma renda melhor trabalhando nas propriedades das famílias e ainda contribuindo para o desenvolvimento da região.
Ouça a rádio de Minas