Cafeteria CoffeeSpot foi idealizada por produtores de café
O aumento do consumo de cafés especiais tem estimulado investimentos em cafeterias. Os sócios Ana Cecília Velloso Branco e Alexandre Branco desenvolveram um projeto de negócios que visa levar o alto padrão da qualidade do café do campo às xícaras. No dia 18 de outubro, será inaugurada a CoffeeSpot em Belo Horizonte . A loja, que será na Savassi, é a primeira de uma rede de cafeterias brasileiras no formato to go idealizada por produtores de café.
As expectativas em relação aos negócios são positivas. Além da loja física, a CoffeSpot tem uma loja on-line e, em novembro, vai abrir uma franquia em São Paulo.
Conforme Ana Cecília Velloso Branco, o café sempre esteve presente em sua vida. A produção foi iniciada pelo avô, na cidade de Carmo do Paranaíba, no Cerrado Mineiro. Hoje, Ana Cecília faz parte do processo de sucessão, que já está na terceira geração.
O café produzido pela família é de alta qualidade e está na região do Cerrado, esta que foi a primeira região a conquistar uma Denominação de Origem (DO) de Café do Brasil. Com um alto padrão de qualidade dos grãos, Ana Cecília resolveu, então, investir e levar a qualidade do campo para as xícaras.
“Sempre produzimos um café de qualidade, mas que não tinha uma forma diferenciada de vendas. Porém, nos últimos anos, participamos de vários concursos, ganhamos prêmios e ficamos muito bem posicionados em vários certames. Com o processo de sucessão, essa diferenciação do café vem acontecendo”.
Com o café de qualidade e a vontade de empreender em um novo negócio, Ana Cecília e Alexandre começaram a desenvolver o projeto da CoffeeSpot em 2021
Os cafés
A loja da CoffeeSpot vai trabalhar com três tipos de cafés, sendo dois provenientes da Fazenda São Luiz Estate Coffee. O primeiro café da linha de produtos – o CoffeeSpot Red – conta com uma acidez marcante, finalização doce e de baixo amargor. O segundo, CoffeeSpot Yellow tem uma base sensorial de notas marcantes de mel, floral, chocolate e frutas amarelas.
O terceiro será um café, também especial, que será selecionado entre outros cafeicultores do País. No lançamento da loja, o destaque será para o Norte do Paraná.
Para manter o padrão de qualidade, foram feitos investimentos em máquinas de última geração que irão produzir as bebidas. Além disso, foram contratados renomados profissionais para beneficiar o café. Garantindo, assim, a qualidade da bebida servida e a padronização.
“A gente dominava a qualidade dentro da porteira, mas faltavam as outras etapas. Então, contratamos um provador recepcional para que ele pudesse definir os melhores lotes. Também contratamos um campeão brasileiro de torra de café. Para a extração, investimos em máquinas automáticas que trazem um padrão de extração. Então, conseguimos padronizar o café da fazenda ao copo, mantendo a qualidade e a tradição”, explicou Alexandre.
O processo é considerado importante para conquistar os consumidores, que terão a garantia de um café de alta qualidade e padronizado. Além disso, também é essencial para a expansão dos negócios, com a abertura de franquias.
“Como somos os produtores, a fazenda hoje tem capacidade de produzir cafés para uma projeção de quase mil lojas por ano. Assim, temos um caminho muito longo ainda, mantendo o mesmo padrão de qualidade. O grande diferencial do café da São Luiz é a consistência do padrão e o volume”.
Primeira loja física
Conforme os sócios, a primeira unidade da CoffeeSpot será na Savassi. Com conceito de café “para viagem”, a xícara da bebida custará a partir de R$ 6,50.
O menu de bebidas é formado por cafés divididos em clássicos e “moderninhos”. Dentre os clássicos, terão o espresso; filtrado; cappuccino; mocha macchiatolatte; chocolate quente; iced coffee; iced latte; iced matcha latte, espresso tônica e Afogatto.
Já os cafés moderninhos são frappés com opções de chocolate, vanilla, caramelo salgado, redvelvet e pistache. Entre os frios, estão os gelatos de cream n’cookies e doce de leite.
Há também outras bebidas geladas (suco e sodas) e o cardápio inclui pão de queijo, croissants, coxinha, cookie, brownie e sorvetes.

Franquias do café
O diferencial do padrão tem despertado o interesse de investidores. Assim, a estimativa é que a primeira loja franqueada já seja aberta em novembro, em São Paulo.
A expectativa é de vender mais 100 unidades em um ciclo de 12 meses em diferentes formatos de lojas físicas: lojas de rua, containers, quiosques de mall e lojas de shoppings. O valor da franquia inicia-se em R$ 180 mil.
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