Câmara Setorial do Leite discute qualidade e mercado

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para discutir qualidade do leite, mercado e melhoramento genético. O encontro virtual foi conduzido pelo presidente da Câmara Setorial e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação, Ronei Volpi.
Entre os assuntos discutidos, a atualização dos dados do Observatório da Qualidade do Leite, que traz informações sobre a qualidade do leite nacional com base nos resultados das análises das amostras do leite cru refrigerado, avaliados pela Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade do Leite (RBQL) em todo o país.
No encontro, a CNA e membros da Câmara Setorial sugeriram ao Mapa que os dados sejam correlacionados com o volume das amostras a que representam com o objetivo de qualificar ainda mais as informações e apresentar uma análise mais representativa da situação atual no que diz respeito à qualidade do leite brasileiro.
O cenário da produção e importação de leite também esteve na pauta. A retração da produção nacional, associada às cotações internacionais mais atrativas, favoreceu o aumento das importações de leite nos últimos meses. “Nesse cenário de recuperação da produção foram discutidas medidas para mitigar os impactos dessas importações para o mercado brasileiro”, afirmou o presidente da Comissão da CNA, Ronei Volpi.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A Câmara Setorial debateu também os programas de Melhoramento de Gado Leiteiro no Brasil da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), incluindo o histórico, resultados e perspectivas para ampliação da produção com diferentes raças leiteiras. (CNA)
Ouça a rádio de Minas