Agronegócio

Camarões, que venceu o Brasil, é comprador do açúcar de Minas

Camarões, que venceu o Brasil, é comprador do açúcar de Minas
Em 2022, produção mineira de açúcar é estimada em 4,1 milhões/t | Crédito: Eugenio Savio

Último adversário do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo no Catar, Camarões venceu e comemorou muito o 1 X 0, apesar de eliminado.Do futebol para as relações comerciais.  O que o país  compra do Brasil e de Minas Gerais?

O Brasil importa dos africanos látex, borracha natural e gomas naturais, entre outros, e exporta, principalmente, açúcares e melados.  Um dos destaques da pauta de exportação é o açúcar mineiro.

Em 2021, as vendas do produto de Minas para Camarões somaram US$ 1,3 milhão, com o embarque de 3,8 mil toneladas. A melhor performance dos embarques dos produtos agropecuários mineiros ao país africano foi  em 2011, com a venda de US$ 14 milhões em açúcar. 

Neste ano, a produção mineira de açúcar é projetada em 4,1 milhões de toneladas. O Estado ocupa o segundo lugar no ranking nacional. As regiões do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro respondem por 76% da produção estadual da cana-de-açúcar, matéria-prima para a produção de açúcar e também do etanol.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


De janeiro a outubro de 2022, Minas exportou 2,8 milhões de toneladas de açúcar para 59 países compradores. Destaques para China, Nigéria e Indonésia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas