Cana Summit discute setor sucroenergético

O futuro da produção de cana-de-açúcar será o tema principal do Cana Summit, evento que acontece de nesta quarta-feira (10) a quinta-feira (11), em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Com a presença de produtores de cana, associações, cooperativas, profissionais do setor e lideranças, o Cana Summit debaterá assuntos como o fomento de uma agenda positiva; mercado sustentável; oportunidades de rentabilidade para o produtor; os modelos e precificação de cana; os caminhos para o produtor do futuro; além da apresentação de um raio-X dos produtores de cana do Brasil.
Além disso, o evento traz na programação reuniões e fóruns com governadores, prefeitos e ex-ministros, ressaltando a importância deste setor que movimenta mais de R$ 43 bilhões. Foi anunciada a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além das participações do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Carlos Fávaro; além de deputados e os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e de Goiás, Ronaldo Caiado.
Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:
Feira Agropecuária em Capelinha
Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, vai sediar nesta quarta-feira (10) a 7ª Feira Regional da Agropecuária (Feragro). Além de apresentar novas tecnologias, a feira oferece boas oportunidades de negócios para o agro e para a agricultura familiar. A iniciativa é da Emater-MG, prefeitura e Associação Comercial de Capelinha. Para a sétima edição da feira, são esperados 10 mil visitantes e cem empresas expositoras já estão confirmadas. De acordo com o gerente regional da Emater-MG em Capelinha, Valmar Gonçalves, os expositores farão condições de pagamento diferenciadas para negócios realizadas durante o evento.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A programação também terá palestras e atividades sobre diversas áreas como cafeicultura, bovinocultura e cultura do algodão. Os interessados ainda podem tirar dúvidas no plantão técnico da Emater. A tradicional Feira da Agricultura Familiar da Feragro deverá reunir cerca de 35 produtores de Água Boa, Turmalina, Veredinha, Malacacheta, Capelinha, Angelândia e Aricanduva. A Feragro será no Parque de Exposições, de 8h às 20h.
Descontos nas inscrições para Megaleite 2024
Considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, a Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite) está com inscrições abertas para animais das raças bovinas. O evento está agendado para o período de 11 a 15 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. A expectativa é de que participem 1500 bovinos. A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando dará desconto de 50% para os expositores que fizerem inscrição até 26 de abril. Já do dia 27 de abril até 17 de maio, o desconto será de 25%. De 18 a 24 de maio, o valor volta a ser integral (R$ 200,00 por animal).

Cada expositor poderá inscrever até 12 animais de cada composição racial, sendo 48 animais no total. Já quem pretende competir no Torneio Leiteiro o prazo de inscrição vai até 17 de maio, sendo 22 vagas disponíveis. O valor da inscrição terá desconto de 75% para as fazendas participantes do Serviço de Controle Leiteiro há pelo menos três meses, contados a partir da data de inscrição na Megaleite. Cada expositor poderá inscrever até três animais para o torneio leiteiro, mediante disponibilidade de vagas.
Sêmen bovino brasileiro em Honduras
Honduras, na América Central, firmou protocolo de importação de genética bovina com o Brasil no fim do ano passado, e a primeira negociação é de sêmen Gir Leiteiro e Girolando da Central ABS, que fica em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O material já seguiu para Honduras. Para potencializar a produção de leite no país centro-americano, foram adquiridas doses de sêmen de touros da bateria ABS, que é líder em fornecimento de genética bovina.
“Ficamos honrados por terem escolhido a ABS. Os produtores de Honduras querem tornar a produção de leite mais eficiente e lucrativa no país e, com esta genética que estão levando, certamente, vão atingir seus objetivos. Nossa expectativa é de que, no futuro próximo, eles levem também embriões”, destacou a coordenadora de Comércio Exterior da ABS, Paula Waeny.
Ouça a rádio de Minas