Agronegócio

Produtores de carne e leite superam desafios e avançam em 2023

Inovações na genética têm impactos positivos para o setor
Produtores de carne e leite superam desafios e avançam em 2023
Crédito: Divulgação/ABS Brasil

Marcado por desafios para o setor produtivo de carne e leite, 2023 trouxe um cenário desafiador com baixa no mercado que derrubou o preço do boi gordo, diminuindo margens dos pecuaristas de corte em todo o País. A pecuária leiteira, por sua vez, sofreu queda nos preços pagos aos produtores devido às importações do Mercosul. Mesmo com esses obstáculos, os pecuaristas não deixaram de produzir e de investir em aprimoramento genético.

Nesse cenário, a ABS, empresa líder em fornecimento de genética bovina, apresentou novas soluções ao longo do ano, permitindo acelerar o desenvolvimento genético dos rebanhos. “Buscamos demonstrar e validar os impactos financeiros da genética para nosso cliente. Oferecemos grandes produtos e tecnologias com resultados comprovados, protegendo nosso cliente para que ele pudesse tomar decisões racionais em relação ao manejo genético da propriedade”, destaca o diretor geral da ABS Brasil, Márcio Nery. 

Ele ressaltou ainda que a projeção para o próximo ano é de mudanças para o setor produtivo de carne e leite. “Temos expectativa muito positiva para 2024, com uma inversão do ciclo pecuário, demandando animais terminados, bezerros desmamados, com qualidade genética. E também uma demanda crescente do cruzamento industrial”, completa.

Importações do Mercosul impactaram a pecuária leiteira em 2023 | Crédito: Divulgação/ABS Brasil

Inovações na área de genética ajudam produtores

Entre as soluções para genética bovina em destaque durante o ano, a Super Dose ABS se consolidou como o mais eficiente e lucrativo produto para o cruzamento industrial, com demonstrações a campo, abates com avaliação de carcaça e qualidade de carne. A Super Dose é validada por dados de animais F1, produzidos e testados no Brasil. “Um volume expressivo que nos permite entregar aos produtores informações relevantes, de alto impacto econômico para o sistema de produção de cruzamento industrial com terminação intensiva. O que a solução está proporcionando ao nosso cliente são animais com maior ganho diário no confinamento, maior peso de carcaça e eficiência alimentar”, ressalta o gerente de produto e projetos corte europeu da ABS, Marcelo Selistre.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A novidade em 2023 foi o Sexcel Macho, tecnologia que aumenta o nascimento de bezerros machos, com maior ganho de peso, aumentando a lucratividade dentro da propriedade. “Uma ferramenta pontual para o produtor que busca aumentar a produtividade de quilos de bezerro desmamado por matrizes, além da lucratividade, já que as matrizes vão desmamar maior número de machos, agregando valor ao quilo de bezerro”, afirma o gerente de mercado e contas-chave corte da ABS, Gustavo Morales.

Destaque também para a linha NEO de embriões ABS, que busca uma melhoria do mercado de leite, com a capacidade de produzir mais com menos. “Podemos esperar também novidades tecnológicas no setor de embriões, a ABS virá com novidades na linha ABS NEO. Então nosso cliente pode ter certeza que vamos continuar trabalhando para levar genética de qualidade, demonstrando o impacto financeiro dessas decisões genéticas. A gente não pode esquecer do custo da genética dentro da produção, de um litro de leite, de um arroba de carne, é o menor custo, que faz grande diferença”, finaliza Márcio Nery.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas