Ceasa Minas completa 50 anos com homenagens e números robustos

Com uma movimentação financeira anual em torno de R$ 10 bilhões em vendas somente na unidade de Contagem em 2023, a Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas) está comemorando 50 anos. O entreposto tem papel fundamental no agronegócio de Minas Gerais e na economia do Estado. Somente no ano passado, a comercialização de produtos somou cerca de 2,33 milhões de toneladas, sendo grande parte vinda da produção agrícola e pecuária.
Para comemorar o cinquentenário da Ceasa Minas, houve, ontem, uma solenidade na unidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Várias entidades, empresários, funcionários e políticos receberam a Comenda Cinquentenária Dr. Alysson Paolinelli. O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, que faleceu no ano passado, foi homenageado durante o evento. Conforme a Ceasa, Paolinelli foi um dos idealizadores e fundadores das diversas Ceasas no País.
A entidade é um dos principais pontos de escoamento da produção agropecuária de Minas Gerais. Além disso, a Centrais também comercializa produtos vindos de outros estados e itens diversos, incluindo desde industrializados, insumos, cereais, entre outros. Há também grande prestação de serviços e geração de empregos e renda.

Ceasa Minas é fundamental para o escoamento da produção agropecuária
Conforme o presidente da Ceasa Minas, Luciano Oliveira, a entidade tem grande relevância na economia estadual. “Nós temos muita alegria e satisfação em comemorar os 50 anos da Ceasa Minas, que faz parte do cotidiano da vida das pessoas, de todos os mineiros. Qualquer alimento que se compra no supermercado, certamente, ele passou pela Ceasa. Então, a entidade é um elo entre o produtor e o consumidor. Nas unidades, são ofertados alimentos de alta qualidade a preços muito competitivos”.
Conforme Oliveira, a Ceasa Minas tem uma importância muito grande no escoamento da produção não só de Minas, mas de diversas cidades do País. “Hoje, ofertamos a produção hortifrutigranjeira de mais de 400 cidades mineiras. Há também produção vinda de outros estados, temos a participação de mais de 1.500 cidades do País. Os produtos são variados e incluem melão, melancia, abacaxi, uva, entre outros. Estes itens vêm para a unidade muitas vezes por falta de produção no Estado ou pela oferta insuficiente para atender o mercado. A Ceasa Minas é, então, um grande conglomerado”.
Estrutura robusta
Na unidade de Contagem, são cerca de 430 lojas, 730 CNPJs e cinco instituições bancárias. Oliveira explica que na unidade existe uma estrutura que equivale a de uma cidade de médio porte. A visitação também é grande. Conforme os dados, o trânsito de pessoas varia entre 60.000 a 70.000 nas segundas, quartas e sextas, que são os dias de mercado. Por lá também, transitam 40 mil veículos por dia.
Um dos principais espaços de comercialização da Ceasa Minas é o Mercado Livre do Produtor. Nele, se concentra o maior volume de produtores rurais da agricultura familiar, de pequeno e médio porte. “O Mercado Livre do Produtor tem cerca de 20 mil produtores inscritos. Por isso, nós temos na unidade de Contagem uma diversidade muito grande no comércio dos itens produzidos no campo”.
A Ceasa Minas conta também com três hipermercados e centros de distribuição de multiprodutos. “Nós temos cereais, grãos, pneus, hipermercados. Assim, a Ceasa tem uma multidiversidade de produtos que permite uma logística reversa. As pessoas comercializam seus produtos na unidade e podem voltar para a cidade com itens que vão suprir a necessidade de um pequeno mercado, das mercearias, dos sacolões. Então, a Ceasa vive 24 horas por dia, 360 dias por ano, vivendo o comércio”.
A Ceasa Minas
Quando fundada, em 1974, a Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas) contava com 20 pavilhões em Contagem. Hoje, já são 43 pavilhões na unidade. A Ceasa Minas expandiu-se e está presente atualmente também em Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Barbacena e Caratinga.
O entreposto gera mais de 20 mil empregos diretos e conta com cerca de 46 mil clientes. No total, as centrais possuem quase 24 mil produtores rurais ativos e cadastrados. Além disso, a Ceasa Minas conta com 2 mil municípios fornecedores e 880 cidades compradoras. Por dia, são mais de 80 mil veículos trafegando nas unidades do Estado.
Mais de 12 milhões de pessoas são alimentadas pelos serviços que saem diretamente das centrais. Somente em 2023, a comercialização chegou a 2,33 milhões de toneladas de produtos, deste total, 1,9 milhão de toneladas foram da unidade de Contagem.
Ouça a rádio de Minas