Centro de Excelência em Cafeicultura abre inscrições para cursos

O Processo Seletivo 2025/1 para os cursos técnicos do Senar está com inscrições abertas até o dia 17 de janeiro. As inscrições devem ser realizadas diretamente no site oficial. No Centro de Excelência em Cafeicultura (CEC), em Varginha, no Sul de Minas, o Edital 002/2025 prevê 120 vagas para o Curso Técnico em Cafeicultura, na modalidade presencial, sendo 60 para o turno matutino e 60 para o noturno. Com uma organização curricular voltada à formação de profissionais capacitados para planejar, organizar e controlar os processos de produção cafeeira, o curso é oferecido na modalidade presencial, com 80% das aulas presenciais e 20% a distância.
Ainda no CEC Varginha, também estão abertas as inscrições para Formação Técnica / Rede e-Tec para o Curso Técnico em Agronegócio, focado na gestão e operação das cadeias produtivas do agronegócio. Este curso tem modalidade mais flexível, com 80% das aulas a distância e 20% presenciais, garantindo acesso a uma formação técnica de qualidade. O CEC é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Sistema Faemg Senar.
Veja, a seguir, outro destaque do Agronegócio:
Exportações de aves e suínos para o México
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a publicação oficial do governo do México sobre a renovação do “Pacote contra a Inflação e a Fome” (Pacic, na sigla em espanhol), no dia 31 de dezembro de 2024, informada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa). Criado há cerca de dois anos, o Pacic tem como objetivo controlar os efeitos inflacionários e escassez de alimentos naquele país e incentiva a oferta por meio da importação de produtos estratégicos, como carne de frango e carne suína.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Com a renovação, ficam mantidas as condições atuais para importação dos produtos, com ausência de cotas limitadoras com tarifa zero. A parceria entre brasileiros e mexicanos foi fortalecida. Apenas nos 11 primeiros meses de 2024, o programa viabilizou as importações de 205 mil toneladas de carne de frango (+18,8% frente ao mesmo período de 2023) e 42 mil toneladas de carne suína (+49,7% segundo o mesmo período comparativo), o que gerou receitas somadas de US$ 620 milhões. Atualmente, o México é o 7° maior importador de carne de frango do Brasil, e o 10° principal destino em carne suína.
Ouça a rádio de Minas