Centro de Referência da Qualidade da Cachaça busca certificação do Inmetro
O Centro de Referência em Análises da Qualidade da Cachaça (CRAQC), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), está avançando em busca da promoção da cachaça. Desta vez, a novidade é que o CRAQC está em busca da certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que permitirá a emissão de laudos reconhecidos internacionalmente.
Em 2024, o CRAQC, que fica no campus da Ufla, no Sul de Minas, recebeu investimentos de R$ 3,7 milhões do governo de Minas Gerais, o que ocorreu por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Desde então, a unidade foi estruturada e, hoje, presta assistência a produtores de cachaça de Minas Gerais e também do País. O centro tem capacidade de realizar diversas análises de qualidade das cachaças, servindo como importante estímulo para a melhoria da bebida, promoção da maior regularização da produção e agregação de valor.
Conforme a pesquisadora, professora da Ufla e coordenadora do CRAQC, Maria das Graças Cardoso, conseguir a certificação do Inmetro para a emissão de laudos será um grande avanço na produção da cachaça mineira e brasileira, já que a certificação é reconhecida também no mercado externo.
“A certificação oficial do Inmetro é de extrema importância, pois vem garantir um passo a mais para o produto mostrar a qualidade da bebida. Com isso, ficará mais fácil exportar as bebidas. Tenho certeza que vamos conseguir, o projeto já foi aprovado pela Fapemig e agora é trabalhar para certificar o centro. Nossos equipamentos são de última geração, fazemos tudo dentro dos padrões e boas práticas e temos equipe técnica especializada. É mais um passo que vem atrelar aquilo que a gente já trabalha há mais de 25 anos, que é a qualidade da bebida genuinamente brasileira, que é a cachaça”, explicou Maria das Graças.
A pesquisadora é uma das grandes responsáveis pelo avanço da produção de cachaça de qualidade. “Há praticamente 28 anos comecei a trabalhar com a qualidade da bebida genuinamente brasileira que é a cachaça. Estava recém-chegada à Ufla e tinha acabado de concluir o doutorado em química orgânica, uma área bem diferente, e me ofereceram para trabalhar com laboratório de controle de álcool combustível, mas, eu não quis, pedi trabalhar com a cachaça, uma bebida do Brasil que precisa ser estudada e certificada”, reforçou.
A coordenadora explica ainda que a implementação do CRAQC – que consistiu na reestruturação do laboratório de análise de qualidade de aguardente, que era pequeno e usado para pesquisas e orientação de alunos – permitiu trabalhar diretamente com o atendimento aos produtores.
“Desde que foi aberto, agora em 2025, nós tivemos um aumento entre 60% e 70% de pessoas nos procurando. Isso é importante, pois mostra a confiança no nosso trabalho. Devemos encerrar o ano com 500 amostras realizadas de pesquisas e produtores. Temos orgulho muito grande de trabalhar na área, com nosso povo, alunos e a universidade. Muita coisa boa ainda virá e elevará o patamar da nossa bebida”, confirmou.
O Centro de Referência compreende um grande complexo de laboratórios onde há o desenvolvimento das análises e pesquisas referentes à origem e formação dos principais congêneres e contaminantes da bebida.
Ao todo, a unidade tem capacidade de emitir laudo sobre os 20 Parâmetros de Identidade e Qualidade (PIQs). Estes parâmetros são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e fundamentais para registrar uma cachaça.
“A certificação vai agregar valor real à cachaça brasileira e fortalecer o produtor. Estamos prontos para esse novo salto. Esperamos em um ano conseguir acreditar no nosso laboratório junto ao Inmetro”, disse, otimista, Maria das Graças Cardoso.
Ouça a rádio de Minas