Agronegócio

Chuvas voltam às áreas produtoras de soja em Minas

A região Sul, partes do Sudeste e do Centro-Oeste foram as mais afetadas nos últimos dez dias. Confira também outros destaques do Agronegócio
Chuvas voltam às áreas produtoras de soja em Minas
Créditos: REUTERS/Jorge Adorno

As chuvas foram expressivas em grande parte das áreas produtoras de soja da região Sul e também em partes do Sudeste e do Centro-Oeste nos últimos dez dias, onde os volumes superaram a média histórica no período, avaliou na quinta-feira (6) a EarthDaily.

Segundo a empresa especializada no monitoramento agrícola por sensoriamento remoto com dados de satélite, a umidade para o início da safra melhorou de forma significativa em grande parte do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e em algumas regiões do Sudeste e Centro-Oeste. Mas a baixa umidade do solo permanece crítica em amplas áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba) e em regiões de Minas Gerais e do Centro-Oeste, “onde a ausência de precipitações regulares mantém o solo em condição de estresse hídrico”, disse a empresa especializada.

Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:

1º Concurso de Queijo Autoral

A Serra da Canastra, no Sudoeste de Minas, referência mundial em queijos artesanais, realiza o 1º Concurso de Queijo Autoral, iniciativa que premia produtores pela originalidade e qualidade de suas criações. O evento une tradição e inovação e será nesta sexta-feira (7), às 15h, na Praça Belo Horizonte, em São João Batista do Glória. O evento é realizado pela Emater-MG em conjunto com o 3º Seminário Regional de Turismo Rural, que se inicia às 8h30, na Câmara Municipal.

1º Concurso de Queijo Autoral
Foto: Divulgação Emater-MG

Os queijos autorais possuem no processo de fabricação elementos diferentes ou inovadores, seja na maturação, novos ingredientes ou outros aspectos. O concurso foi criado para valorizar e gerar a oportunidade de divulgar os outros tipos de queijos que são produzidos na região. A proposta é estimular a criatividade dos produtores, mostrar sabores novos e apresentar para o público queijos que a Canastra já faz, mas muita gente ainda desconhece.

Posse da nova diretoria da Faemg

Foi empossada, na quarta-feira (5), em Belo Horizonte, a nova diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), eleita para o quadriênio 2026–2029. O atual presidente, Antônio de Salvo, foi reconduzido ao cargo. A nova gestão dá continuidade ao trabalho iniciado em 2021, com a chapa Inova Faemg, agora consolidada sob o nome Nova Faemg, simbolizando a maturidade institucional e a confiança conquistada junto ao setor. O evento reuniu autoridades, lideranças do agronegócio e representantes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de todas as regiões do Estado. Em discurso, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, destacou a importância da união do setor.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas