Chuvas voltam às áreas produtoras de soja em Minas
As chuvas foram expressivas em grande parte das áreas produtoras de soja da região Sul e também em partes do Sudeste e do Centro-Oeste nos últimos dez dias, onde os volumes superaram a média histórica no período, avaliou na quinta-feira (6) a EarthDaily.
Segundo a empresa especializada no monitoramento agrícola por sensoriamento remoto com dados de satélite, a umidade para o início da safra melhorou de forma significativa em grande parte do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e em algumas regiões do Sudeste e Centro-Oeste. Mas a baixa umidade do solo permanece crítica em amplas áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba) e em regiões de Minas Gerais e do Centro-Oeste, “onde a ausência de precipitações regulares mantém o solo em condição de estresse hídrico”, disse a empresa especializada.
Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:
1º Concurso de Queijo Autoral
A Serra da Canastra, no Sudoeste de Minas, referência mundial em queijos artesanais, realiza o 1º Concurso de Queijo Autoral, iniciativa que premia produtores pela originalidade e qualidade de suas criações. O evento une tradição e inovação e será nesta sexta-feira (7), às 15h, na Praça Belo Horizonte, em São João Batista do Glória. O evento é realizado pela Emater-MG em conjunto com o 3º Seminário Regional de Turismo Rural, que se inicia às 8h30, na Câmara Municipal.

Os queijos autorais possuem no processo de fabricação elementos diferentes ou inovadores, seja na maturação, novos ingredientes ou outros aspectos. O concurso foi criado para valorizar e gerar a oportunidade de divulgar os outros tipos de queijos que são produzidos na região. A proposta é estimular a criatividade dos produtores, mostrar sabores novos e apresentar para o público queijos que a Canastra já faz, mas muita gente ainda desconhece.
Posse da nova diretoria da Faemg
Foi empossada, na quarta-feira (5), em Belo Horizonte, a nova diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), eleita para o quadriênio 2026–2029. O atual presidente, Antônio de Salvo, foi reconduzido ao cargo. A nova gestão dá continuidade ao trabalho iniciado em 2021, com a chapa Inova Faemg, agora consolidada sob o nome Nova Faemg, simbolizando a maturidade institucional e a confiança conquistada junto ao setor. O evento reuniu autoridades, lideranças do agronegócio e representantes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de todas as regiões do Estado. Em discurso, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, destacou a importância da união do setor.
Ouça a rádio de Minas