Agronegócio

Circuito Frutifica discute bananicultura no Sul de Minas

Eventos contam com palestras e práticas de campo ministradas por especialistas da Emater-MG. Confira também outros destaques do Agronegócio
Circuito Frutifica discute bananicultura no Sul de Minas
Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

A Emater- MG realiza, nesta quarta-feira (15) e quinta (16), duas etapas do Circuito Frutificaminas, no Sul do Estado. Os encontros serão promovidos em Itanhandu e Passa Quatro. As atividades terão como foco a produção de banana, além da fabricação e uso de caldas alternativas e bioinsumos aplicados à fruticultura. Os eventos incluem palestras e práticas de campo ministradas por especialistas da Emater-MG.

A proposta é capacitar e discutir os rumos da atividade com produtores rurais, estudantes e profissionais do setor. As lavouras de banana no Sul de Minas ocupam uma área de 16 mil hectares, o que corresponde a 32,2% da área estadual. A safra estimada para este ano é de 238 mil toneladas, com destaque para a banana-prata. Delfinópolis, Pedralva, Brazópolis, Andadas e Cristina são os municípios que lideram a produção regional.

Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:

Fazendas de café terão parceria com agtech suíça xFarm

A agricultura inteligente acaba de ganhar um reforço no Cerrado Mineiro. A xFarm Technologies, empresa suíça especializada em digitalização da agricultura, oficializou sua associação ao Consórcio Cerrado das Águas (CCA), iniciativa que promove a resiliência hídrica e a sustentabilidade na cafeicultura.

O objetivo é expandir o uso de tecnologias avançadas para manejo de irrigação, apoiando 20 cafeicultores locais na economia de água e na adaptação às mudanças climáticas nessa nova etapa do projeto. A parceria foi consolidada após dois anos de projetos-piloto bem-sucedidos. A economia de água chegou a 30% com o uso da tecnologia.

Touro Brahman: recorde de qualidade de carcaça

Um touro da raça Brahman acaba de atingir a maior medida relacionada ao rendimento de cortes nobres (Área de Olho de Lombo – AOL) já registrada no Brasil entre animais de até 36 meses. Ao passar por ultrassonografia de carcaça em 24 de setembro, o reprodutor Mr SEC Kimme130 teve a mensuração de 173,04 cm2 de AOL, sendo agora o detentor do maior índice entre os mais de 2 milhões de animais de várias raças bovinas já avaliadas no Brasil pelo software norte-americano Beef Image Analysis (BIA).

Touro Brahman
Foto: Divulgação Ass. Brahman

Com 36 meses, Mr SEC Kimme também teve outros indicadores de que sua genética superior pode ser usada para produção de carne nobre. Ele teve um alto índice de marmoreio (5,69%). O touro estará na Expobrahman, até o dia 19 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, paralela à Expoleite.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas