Agronegócio

Clima ajuda, e Estado pode fechar safra de grãos com novo recorde

Entre as principais culturas, a soja é o destaque, com produção que pode crescer 6,8%, chegando a 8,1 milhões de toneladas
Clima ajuda, e Estado pode fechar safra de grãos com novo recorde
Soja está entre os principais cultivos de segmento em Minas | Crédito: Divulgação

Minas Gerais caminha para alcançar um novo volume recorde de grãos na safra 2022/23. Com o clima mais favorável, até o momento, a estimativa é de uma produção de 18,5 milhões de toneladas, superando em 10% a safra anterior, que já havia sido a maior já colhida pelo Estado.

Entre as principais culturas, a soja é o destaque. A produção tende a crescer 6,8%, chegando a 8,1 milhões de toneladas. 

Segundo o gerente de Acompanhamento de Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rafael Fogaça, os volumes de chuvas registrados nas principais regiões produtoras de Minas têm sido importantes para o desenvolvimento da produção. 

“Em Minas Gerais, no que se refere às principais culturas produzidas – soja, milho e feijão -, o clima de maneira geral foi muito favorável”, avalia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A produção de milho, na primeira safra, em Minas Gerais, está estimada em 5,04 milhões de toneladas. O volume está 8,4% menor que o colhido em igual etapa de 2021/22. Nesta fase, houve uma redução de 6,6% da área e de 1,9% na produtividade, com rendimento médio esperado de 6,4 toneladas por hectare.
No caso do feijão primeira safra, é esperado um aumento de 13,2% na produção, podendo chegar a 227,2 mil toneladas. Houve um avanço de 15,4% na produtividade – 1,5 tonelada por hectare – e queda de 1,9% na área.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas