CNA atua em decisão favorável aos produtores para regras da queima da palha de cana-de-açúcar
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) atuou para uma decisão favorável aos produtores rurais anunciada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), na quarta-feira (29), sobre regras para a queima da palha de cana-de-açúcar. O conselho decidiu por não incluí-la entre as atividades sujeitas à exigência de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e de Relatório de Impacto Ambiental (Rima).
A CNA justificou que o tema já está integralmente regulamentado pela Lei nº 14.944/2024, que instituiu a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. Para a entidade, a decisão do Conama reforça a segurança jurídica dos produtores rurais e reconhece o empenho do setor em adotar boas práticas de manejo e controle do fogo, equilibrando sustentabilidade ambiental e eficiência produtiva.
Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:
Epamig lança nova cultivar de arábica “Amarelão”
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) lança, durante a Semana Internacional do Café (SIC) 2025, que será de 5 a 7 de novembro, no Expominas, em BH, uma nova cultivar de café arábica. A “MGS Epamig Amarelão” é resultado de mais de quatro décadas de pesquisas da empresa pública em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Embrapa Café.

A cultivar se destaca pela alta produtividade, qualidade da bebida, resistência a doenças e fácil adaptação a diferentes sistemas de produção e regiões. A nova cultivar demonstra também resistência à ferrugem-do-cafeeiro e ao nematoide das galhas, além de alta tolerância à seca. Originada do cruzamento entre Catuaí Amarelo IAC 30 e o Híbrido de Timor UFV 445-46, “a Amarelão combina precocidade e uniformidade de maturação dos frutos, chegando a atingir o ponto de colheita cerca de 30 a 40 dias antes das cultivares Catuaí.
Pesquisadores canadenses e o agro mineiro
O projeto de irrigação que permite plantar e colher o ano inteiro, as políticas direcionadas para alimentação escolar e o estímulo a pesquisas e inovação. Esses e outros temas despertaram o interesse dos integrantes da comitiva de pesquisadores do Canadá que visitaram a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Formada por pesquisadores de três instituições de ensino superior canadenses – McGill University, a Université du Québec à Chicoutimi e a Université Laval – , a missão se dedica ao estudo de práticas alimentares em diferentes regiões do mundo, dentre elas Minas Gerais. A ideia dos estudiosos é levar projetos bem-sucedidos que possam colaborar para a construção de políticas naquele país.
Ouça a rádio de Minas